Já está valendo a nova lei municipal de Caxias do Sul que permite aos condutores estacionarem os seus veículos no período da noite, no horário que corresponde das 20h às 6h no trecho entre a Rua Humberto de Campos e a Rua Treze de Maio, no bairro N. Srª. de Lourdes. A medida começou a valer desde a última sexta-feira, dia 19 de janeiro, e ocorre em todos os dias da semana.
Placas informando a alteração já foram instaladas pela equipe de Sinalização Viária da SMTTM, mas atenção, é permitido ao condutor estacionar somente no sentido Imigrante–Centro, ou seja, somente no lado direito da via para quem circula na Av. Júlio de Castilhos em direção ao bairro Cinquentenário. Como a tarifa do estacionamento rotativo não é aplicada à noite, as vagas são gratuitas e essa nova liberação resultará na recriação de 33 vagas de estacionamento.
“Existia uma demanda da população, tanto do comércio como dos moradores, para que oferecesse estacionamento à noite e o nosso entendimento é que não dá nenhum impacto no trânsito e a gente está tomando o cuidado de não ficar nem no oito ou oitenta, o nosso entendimento é que além de melhorar a mobilidade da cidade, ela melhora a economia, pois o comércio se beneficia com isso, a exemplo com o que acontece com a Rua Sinimbu e a Av. Rio Branco”, explica o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares.
Questionado sobre a quantidade no que se refere a lojas e comércio em geral nessa localidade e ao estacionamento que algumas empresas possuem e que vinculam a outras instituições, juntamente, com a avaliação dos responsáveis em ter proibido o estacionamento há algum tempo, o secretário enfatiza que talvez os pedidos não tenham sido encaminhados de forma corretas. “Baseado na forma de conduzir a cidade, os moradores e o comércio perceberam e se sentiram encorajados de vir e questionar essas demandas”, avalia Cristiano de Abreu Soares.
Essa é a segunda liberação de estacionamento à noite. Em novembro, cerca de 200 vagas foram criadas em 14 quarteirões da Rua Sinimbu e da Rua Pinheiro Machado. A SMTTM reforça, ainda, que os veículos estacionados fora do horário estabelecido estão sujeitos à multa e guincho.