A nova Política Municipal de Mobilidade foi aprovada em sessão extraordinária da última quinta-feira (14). De autoria do Executivo, o projeto de lei 161/2023 contém, ainda, o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob). Para se tornar lei, a medida passa depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Dados da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade apontaram investimento de R$ 3 milhões, aplicados na elaboração do plano, que levou 18 meses. Destaca que, além da empresa licitada, que atuou na construção da política, houve uma contribuição da equipe técnica da pasta.
Conforme os técnicos, as diretrizes contemplam demandas de mobilidade, para que a infraestrutura e os serviços disponíveis não venham a ser um obstáculo ao desenvolvimento urbano, social e econômico, com objetivos de curto, médio e longo prazo. Entre as metas, estão: estimular a circulação de pessoas a pé e por bicicletas (modos ativos), atribuindo a essas formas a relevância que hoje é dada às formas motorizadas; promover o transporte coletivo como o meio preferencial de deslocamentos motorizados, na cidade; ampliar o sistema viário para garantir fluxos motorizados de viagens.
Um dos pontos ressaltados, na exposição de motivos do projeto, se voltou à participação popular. Até o momento, aconteceram 48 eventos, sendo 29 comunitários e 19 técnicos. Além disso, canais receberam formulários eletrônicos e endereços de e-mail, com dúvidas e contribuições diversas. O conteúdo está disponível neste link: https://caxias.rs.gov.br/servicos/transito/planmob.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Caxias do Sul