Na madrugada desta segunda-feira (23) o Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial (FEB) foi arrombado e ocorreram furtos e vandalismo no local. Entre os itens furtados está toda a reserva técnica do local, que continha morteiros, granadas, cápsulas de armamento leve, como fuzil, cápsula de tanque, réplicas de armamento e armamento originais, todos desativados, além de produtos de limpeza, cafeteiras, micro-ondas, fiação elétrica e além de fotografias.
Na manhã desta segunda-feira, a equipe da Guarda Municipal esteve no local e o boletim de ocorrência já foi encaminhado pela direção do Museu junto à Polícia Civil. O diretor da Divisão de Museus esclarece que as munições furtadas estavam todas desativadas.
“Tudo o que foi furtado nesta madrugada no Museu da FEB tem um grande valor histórico, porém as munições e réplicas são todas antigas e desativadas, o que não configura um risco à comunidade. Porém, o valor cultural é inestimável. Vamos, ao longo do dia, quantificar tudo o que foi retirado do Museu”, explica Itamar Ferretto Comaru.
O pavimento onde estavam armazenados os itens não conta com sensor de movimento. O monitoramento no local é feito por alarmes. Um servidor da Guarda Municipal será deslocado ao espaço no período da noite para reforçar a segurança.
Fotos: Andressa Gallo/Divulgação