A 35ª edição do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria movimentará as atividades tradicionalistas da região no mês que vem, e promete, para além disso, promover a inclusão e abrir espaço para os futuros talentos da cultura gaúcha.
Prova disso é que a missão de narrar a laçada de abertura foi destinada, a convite da patronagem do evento, ao pequeno Felipe Alves, de apenas 8 anos. Entusiasta do movimento, o menino, de Caxias do Sul, já pratica a narração em casa e em rodeios menores. Porém, este será o maior desafio até agora, como conta o produtor rural Jucemar Alves, que é pai do guri.
“Ele sempre me acompanhou nos rodeios, desde pequenininho. Se tu botasse o rodeio pra ele na TV, ele ficava quietinho escutando. Se tu tirasse o rodeio, ele resmungava. Ele sempre gostou muito disso”, conta.
Jucemar também é laçador e diz sentir orgulho de ver o filho absorver a paixão pelo segmento. A abertura está marcada para o dia 3 de fevereiro, às 11h, no Parque Nicanor Kramer da Luz.
“É uma emoção muito grande, cada vez que eu escuto e falo sobre isso eu me emociono porque sempre amei a tradição gaúcha. Eu tô realizado. Porque só de ele narrar rodeios menores, pra mim já é uma emoção enorme. Então o dia que ele recebeu esse convite foi muito grande a emoção”, confessa o pai.
“Demonstrar que o rodeio é um lugar de todos”
Para o patrão do CTG Porteira do Rio Grande e organizador do evento internacional, Rubem Filho, a intenção é destacar que todos tem oportunidade no rodeio. Além do menino Felipe, participará o laçador Leonardo Carvalho, 24 anos, que compete mesmo sem ter o braço direito.
“Demonstrar que o rodeio é um lugar de todos, que todos somos iguais e todos temos oportunidades dentro do rodeio. Tanto que o Leonardo é uma pessoa que não tem um braço. Nós estamos convidando ele para dar uma armada de abertura justamente para mostrar essa nossa inclusão. Nós temos o Eliezer Mendes que é um menino autista, também dará uma armada, também dentro desse nosso objetivo”, explica o patrão.
O município dos Campos de Cima da Serra também será sede de provas de gineteada, concursos artísticos, oito bailes e 24 shows. Confira a programação completa do rodeio aqui.