Prevista para janeiro e fevereiro deste ano, e adiada ainda em 2021 em função da pandemia, a 15ª edição da La Prima Vendemmia, de Nova Roma do Sul, tomou a decisão de destinar parte do valor que seria investido no evento para o Hospital São Carlos, de Farroupilha. A instituição recebe os pacientes da cidade e foi essencial na luta contra a Covid-19.
– A comissão entendeu que não existiam motivos para grandes celebrações em janeiro, então adiamos para julho, onde faremos uma edição reduzida da festa, e destinamos este valor para quem nos ajudou a enfrentar a pandemia – justifica o prefeito Douglas Fávero Pasuch.
Segundo a comissão social, outros formatos para a festa foram ventilados, mas a decisão unânime foi a de destinar 100 mil reais ao hospital, como forma simbólica de agradecimento. O valor representa uma doação de, aproximadamente, 30 reais por cidadão nova-romense.
– O hospital recebe a grande maioria dos nossos pacientes SUS, e durante a pandemia, recebeu até mesmo pacientes que possuem planos de saúde e não conseguiram leitos. É preciso que o esforço da equipe do hospital seja reconhecido. Isto é celebrar – explica o secretário de saúde e vice-prefeito, Roberto Panazzolo.
Panazzolo ainda lembra que a entrega da doação ocorre na mesma semana em que Nova Roma do Sul flexibilizou a obrigatoriedade de máscaras em ambientes abertos e fechados.
– Momento mais que propício para homenagear as equipes de saúde – observa Roberto.
O valor destinado será utilizado para despesas de custeio da instituição. A doação foi autorizada pelo poder legislativo.
A comitiva de Nova Roma do Sul, composta pelo prefeito Douglas Fávero Pasuch, o vice Roberto Panazzolo, a primeira dama Fabrícia Lodi, o Secretário Turismo Tiago Cervo, e as soberanas da La Prima Vendemmia, a rainha Milena Volpato e as princesas, Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná, foi recebida no Hospital Beneficente São Carlos pela Superintendente Geral, Janete de Fátima Toigo D’Agostini, a presidente do conselho de administração, Elizabeth Bartelle Laybauer e o vice-prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini.