
O Juventude lançou, na noite desta quinta-feira (10), os seus uniformes para a temporada 2023/2024. O evento foi no Shopping Villagio Caxias e contou com a presença da torcida. Como modelos estiveram os atletas das equipes masculinas e femininas, representantes da torcida e, também, a candidata do clube ao trio de soberanas da Festa da Uva, Lizandra Chiali. Dessa forma, foram apresentados os modelos titular e reserva, além de três opções para os goleiros (as).
E, além das camisas, o meio-campista Nenê foi “anunciado” como novo camisa 10. Ele deixa a 77 que vinha utilizando desde a sua chegada. O novo número estreará contra o Sampaio Corrêa, no dia 19 de agosto, no Estádio Alfredo Jaconi.
Os uniformes
A camisa I traz três listras verticais que reforçam a marca Alviverde. O lema “Desistir Jamais” foi incorporado ao uniforme, fazendo conexão direta entre torcida e atletas. No escudo, uma textura diferente com pequenos losangos que remetem ao “J”, símbolo histórico do Juventude. A numeração e a tipografia também estão com um novo design, com traços ainda mais modernos e esportivos. Completam o uniforme calções e meiões brancos.
A II é uma nova edição da Neblinera. Neste modelo, predominantemente branco, destaque para o efeito degradê que representa a neblina tomando conta do Jaconi. O detalhe é incorporado aos patrocinadores, resultando em uma combinação elegante e diferenciada. A tipografia e a numeração também estarão em branco, mas com contornos em verde, destacando ainda mais o design. Completam o uniforme calções e meiões brancos.
Já para os goleiros, foram lançadas três versões. A primeira, com o preto como cor predominante, também foi batizada de Neblinera. Essa versão, porém, representa a neblina criada pelos torcedores através dos sinalizadores verdes. As camisas II e III trazem, além do verde em tons distintos, referências claras à Serra Gaúcha em suas mangas. Nas costas, a tradicional frase “Sempre ao Teu Lado” ganha destaque na gola.
Assim como nos anos anteriores, a linha de produtos para 2023/2024 foi confeccionada fora do Brasil, pelos mesmos fornecedores de marcas responsáveis por uniformes dos principais clubes europeus. A busca incessante da 19Treze em manter um padrão de qualidade excepcional fica evidente em cada peça desenvolvida.
Torcida Jaconista
Em maio, o Juventude recebeu a Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas do Legislativo de Caxias do Sul e, desde então, tem dado passos pela inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o início da Série B, o clube passou a receber crianças, juntamente de seus familiares, para acompanharem os jogos nos camarotes do estádio Alfredo Jaconi. Além do espaço, mais confortável para os pequenos acompanharem as partidas, o clube fornece fones de isolamento acústico. Esta ação tem mostrado a todos que é possível introduzir o esporte, o futebol e o estádio na vida destes seres de luz.
Com passos ainda mais sólidos na busca pela inclusão, o clube criou a camiseta “Jaconista”, feita especialmente para os torcedores, pais e amigos Jaconeros da causa autista. Essas camisas podem ser adquiridas nas lojas Nação Jaconera do Shopping Villagio e do estádio Alfredo Jaconi. Vale ressaltar que parte da receita das vendas dessas camisas, será destinada aos projetos que envolvem a pauta.