Comportamento

Jovens da Serra Gaúcha participam da Jornada Mundial da Juventude, em Portugal

O evento iniciou na terça-feira (1º), e se estende até o domingo (6)

JORNADA MUNDIAL
Foto: Maria Esther Peglow Ávila


Mais de 200 mil fiéis se juntaram num coro de vozes para cantar: “Há pressa no ar”, hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 e, assim, deram início à 37ª edição, em Lisboa, capital de Portugal, na última terça-feira (1º). A Missa de abertura foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente e o evento segue até o próximo domingo (6).

A delegação com mais de 40 pessoas de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul esteve presente no Parque Eduardo VII, chamada de “Colina do Encontro”, para a Missa de abertura. Os jovens estão espalhados pela região metropolitana de Lisboa e se prepararam para receber o Papa Francisco, que chegou a Portugal nesta quarta-feira (2), com a cerimônia oficial de acolhida pelos jovens marcada para o final da tarde de amanhã (3), no Parque Eduardo VII.

Segundo a organização do evento, 354 mil peregrinos finalizaram a inscrição para a JMJ. São mais de cinco mil brasileiros no evento que espera a participação efetiva de mais de um milhão de católicos até o dia 6.

Em meio há todos estes fiéis, dois farroupilhenses estão em Portugal, eles que são os irmãos Maria Ester Peglow Ávila e João Miguel Peglow Ávila. A jovem, de 14 anos e natural de Caxias do Sul e moradora de Farroupilha, falou com a reportagem do Grupo RSCOM sobre a sensação de presenciar esta festa de fé:

“Eu vim para Portugal com um grupo de Garibaldi com cerca de 24 pessoas. Viemos há 11 dias para a Pré-jornada. Estamos nos preparando para isso há mais de três anos. Estávamos muito ansiosos por isso, é uma experiência que você tanto imagina e quando chega o momento é imensamente melhor. Tu vive intensamente, sem saber como e por que mas está a mil. É uma empatia enorme, todo mundo se ajuda”, revelou ela muito empolgada com a experiência.

A organização do evento também foi explicada, esta que abriga tantos fiéis e a expectativa de ambos para os próximos dias da Jornada Mundial da Juventude:

“Pegamos muito carinho com o pessoal da coordenação e da preparação da Pré-jornada. Fizemos muitos amigos e vamos sentir muita saudade daqui. É muito longe, mas nunca vamos nos esquecer. A gente continua com muita emoção, e esperamos muitas coisas ainda. Tem muito mais gente também, é muito emocionante. Estou aqui em Lisboa por Jesus, é uma experiência única na vida”, disse ela.

A Jornada tem como lema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, (Lc 1,39). A delegação da Diocese é composta por pessoas das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Araçá, e Carlos Barbosa.

Confira fotos de Maria Esther Peglow Ávila na Jornada Mundial da Juventude, em Portugal