Aos 15 anos, a tenista bento-gonçalvense Pietra Rivoli dá mais um passo em sua carreira internacional. A jovem viajou à Europa para quatro semanas de competições no Velho Continente. Ela, que ocupa o primeiro lugar no ranking continental até 16 anos, representará a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT). A Gira Europeia, que inicia já na segunda-feira (12), acontecem na Bélgica, Itália e Holanda.
O início dos torneios para Pietra será na Itália. Entre 12 e 18 de junho, a tenista bento-gonçalvense disputa o Torneo dell’ Avvenire, em Milão. Depois, entre 19 e 25 de junho, participa do U-16 de Crema (19 a 25 de junho). A sequência na Europa tem o J-30 de Hilversum, na Holanda, de 27 de junho a 1º de julho, e o J-60 de Limellete, de 3 a 8 de julho, na Bélgica.
Antes de embarcar para a Itália, Pietra conversou com a reportagem do Portal Leouve e falou sobre a sua expectativa em disputar mais uma competição na Europa.
“Espero meu melhor desempenho. Eu quero jogar o meu melhor tênis, e eu sei que se eu jogar o meu melhor tênis eu tenho condições de fazer bons resultados na Europa”.
Mesmo jovem, Pietra já convive com a pressão. A tenista que representa o Recreio da Juventude/Rede Tênis Brasil é tratada como uma das maiores promessas do país na modalidade. Para ela, é preciso ter paciência com isso, ainda mais que já vem de uma família de atletas, seu pai, Rodrigo Rivoli, era jogador de vôlei.
“Tem que tratar naturalmente. Agora eu vou melhorando o meu nível, então, a expectativa das pessoas vai aumentando. Mas eu sei que não posso me deixar levar pelo que os outros falam ou querem para mim”.
A tenista coleciona momentos marcantes neste ano. Desde chegar na final das seletivas juvenis de Roland Garros aos treinamentos com a seleção brasileira adulta. Em abril ela pode conviver com Bia Haddad e Luisa Stefani, dois dos maiores nomes da modalidade no país.
“Absorvi o máximo que eu pude de todas as profissionais, treinei com a Bia, com a Luisa. E poder ver elas jogarem de perto, ver toda a rotina, tudo o que elas faziam, dentro da quadra e fora. Foi muito legal. Elas são pessoas incríveis e tenistas maravilhosas”.
Pietra ainda comentou sobre sua rotina de treinos e estudos, ficando praticamente o dia todo nas quadras e academias, e ainda encontrando tempo para as aulas online. “É bem difícil, mas vale a pena e eu tenho certeza que no futuro vai dar tudo certo”.