
José Zortéa mora há 81 de seus 83 anos e meio de idade em Bento Gonçalves, por isso é natural que a maior parte das pessoas não imaginasse que ele nasceu em Garibaldi, a apenas 500 metros da divisa com Bento Gonçalves. Depois de tantos anos de entrega comunitária, carreira profissional exitosa e família bem constituída, Zortéa foi homenageado com a concessão da maior honraria que a cidade pode lhe oferecer: o título de Cidadão Honorário.
A proposição da homengaem foi iniciativa do presidente do Legislativo, verador Anderson Zanella e aprovado por todos os 17 vereadores. 11 destes estiveram na noite da entrega da homenagem, esta sexta-feira, 11 juntamente com amigos e familiares de Zortéa.
O evento contou ainda com a presença e mensagem do prefeito Diogo Siqueira, que ao agradecer os relevantes serviços prestados e à significativa contribuição para o desenvolvimento do Município, lembrou que a cidade só é o que é por conta de escolhas feitas no passado e o trabalho voluntário de José Zortéa é exemplo disto.
O autor da proposição vereador, Anderson Zanella, enalteceu que o currículo fala pelo homenageado: contabilista, professor, formado em ciências econômicas, pós-graduado com especialização em relações do trabalho., diretor em empresas como a Móveis Pozza, Curtume Fasolo e Carraro e 18,5 anos como diretor regional do Senai/RS.
Zanella lembrou ainda que nos anos 70 homenageado foi vereador e vice-prefeito. De forma voluntária atuou como presidente do Conselho do Hospital Tacchini, Presidente do CIC, dirigente do Clube Esportivo, entre outras atividades das quais ainda participa.
O próprio homenageado falou de seu gosto por atividades comunitárias e ao citar tudo o que a região já conquistou em 150 anos. Do alto de seus quase 84 anos falou sobre a importância de continuar alerta:
“Sempre é preciso ajudar o município, mas nem sempre dispomos dos recursos necessários, mesmo assim, não podemos desistir de lutar. É preciso ser diligente e inteligente, não podemos parar”,
pronunciou-se
Zortéa fez questão de mencionar e agradecer à esposa Icléia Faccenda, filha do professor Félix Faccenda. As filhas do casal Cibele, Ciane e Lisandra, assim como os genros e os netos Natália e Giuseppe e seus irmãos também presentes.
.