Comportamento

Jornalistas gaúchos criam site para auxiliar brasileiros na Europa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um projeto de jornalismo criado por gaúchos tem ganhado destaque do outro lado do Oceano Atlântico. Lançado em junho deste ano, o site de notícias Agora Europa já se aproxima da marca de 200 mil visualizações de página. A iniciativa nasceu com a proposta de ser uma fonte confiável de notícias para brasileiros que residem no Velho Continente e que, muitas vezes, têm os direitos civis e sociais negligenciados por não possuírem fluência da língua estrangeira.

O Agora Europa busca ser um veículo que dá voz e se preocupa com os desafios enfrentados por brasileiros fora do País. De acordo com o jornalista e cofundador do portal Cristiano Goulart, a principal preocupação do projeto é garantir que brasileiros imigrantes terão um lugar seguro para buscar informações.

“O Agora Europa cumpriu um papel muito importante e ainda cumpre, sobretudo agora nesse momento da pandemia em que nós vemos inúmeras medidas sendo anunciadas pelos governos europeus e que acabam confundido ou não chegando as comunidades brasileiras principalmente por uma questão de limitação da língua local”, disse.

Ele também comentou sobre o que acredita ser o diferencial do site.

“O que nos diferencia é que as nossas equipes residem de fato nos principais países onde se encontram essas grandes comunidades brasileiras e conseguem produzir os conteúdos focados justamente neste público. E os nossos jornalistas são extremamente qualificados, comprometidos com todos os processos de apuração, edição e revisão de conteúdos e isso é determinante no sentido que nós apuramos e explicamos, em português,  como funcionam as burocracias locais ou como as comunidades brasileiras fazem para acessar esse ou aquele serviço público”, relatou.

O Agora Europa começou com dois jornalistas na Irlanda e dois na Espanha. Atualmente, o projeto está em cinco países e conta com uma equipe de 10 comunicadores que reportam os fatos na Irlanda, Espanha, Portugal, França e Reino Unido.

Os jornalistas do site têm sido também fontes para veículos tradicionais da imprensa gaúcha e nacional, frequentemente requisitados para participações especiais em programas de rádio, televisão e jornais brasileiros