O presidente Jair Bolsonaro resolveu demitir o novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho e substituí-lo pelo secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade ao posto. A decisão foi anunciada por meio de posicionamento da estatal tornado público na noite desta segunda-feira, 23.
Coelho estava à frente empresa desde 13 de abril, depois da demissão do general Joaquim Silva e Luna e da recusa do economista Adriano Pires de assumir o cargo.
A troca de comando na empresa acontece na esteira de críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro à gestão da Petrobras e da série de aumentos significativos no preço dos combustíveis.
Para tentar aplainar os custos, Bolsonaro tentou interferir na empresa durante a gestão de Silva e Luna, como o próprio general revelou em entrevista a VEJA — como na tentativa de emplacar nomes nas diretorias da empresa. “Houve indicações nesse sentido, mas confesso que isso não me incomodou. Eu não ia fazer. Então, eu dormia tranquilo. Meu apego a cargo é zero, nunca tive. Vim para servir”, afirma.
Fonte: Veja