Últimas notícias

Interpol investiga se empresário brasileiro que estava desaparecido na Europa foi vítima de tráfico humano

Márcio Rodrigues da Silva teria conseguido escapar de um cativeiro na Espanha

Interpol investiga se empresário brasileiro que estava desaparecido na Europa foi vítima de tráfico humano. (Foto: Reprodução)
Interpol investiga se empresário brasileiro que estava desaparecido na Europa foi vítima de tráfico humano. (Foto: Reprodução)

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) investiga se o brasileiro Márcio Rodrigues da Silva, de 44 anos, foi vítima de tráfico de pessoas na Europa. O suposto negócio empresarial pelo qual Rodrigues viajou à Suíça pode ter sido uma isca para atraí-lo.

O caso está sendo tratado sob sigilo, visto que as investigações entre os países envolvidos continuam e há troca de informações entre polícias pelo banco de dados da Interpol.

Márcio teria conseguido escapar de um cativeiro na Espanha. A informação foi divulgada pela família do empresário na quarta-feira (22) e confirmada pela polícia suíça. De acordo com familiares de Márcio, apesar de debilitado, o empresário está bem. O paradeiro atual não está sendo divulgado por questões de segurança.

Empresário em Itupeva, no interior de São Paulo, ele foi para a Suíça no dia 7 deste mês em uma viagem de negócios. Ele ficou desaparecido até a última terça-feira (21), quando conseguiu fazer contato com familiares.

Márcio é especializado em ministrar treinamentos motivacionais e de vendas. Segundo a sua esposa, Ana Lúcia, ele iria encontrar um homem que fala espanhol para ser seu tradutor.

Mas, depois desse encontro, teria enviado uma mensagem chorando para a mulher, dizendo que havia caído em uma “cilada”. Em seguida, o celular ficou sem sinal e a esposa perdeu o contato. Segundo a família, o passaporte do brasileiro foi confiscado.

Tráfico na Espanha

Na semana passada, a Polícia Nacional da Espanha deflagrou a Operación Cousos, acompanhada pela Polícia Federal do Brasil, e conseguiu resgatar duas brasileiras, além de prender dois brasileiros suspeitos de praticar tráfico de pessoas para a Europa.

No dia 14, uma vítima foi resgatada na cidade de Oviedo e outra La Coruña, mesma região onde os dois brasileiros suspeitos do crime foram encontrados e detidos.

As mulheres brasileiras foram identificadas como vítimas da atuação da organização criminosa, que também agia na França e Suíça, segundo a Polícia Federal. Elas foram cooptadas com promessas de emprego.

A Polícia Federal investiga se, caso confirmado tráfico de pessoas no caso de Márcio Rodrigues, se há relação com essa mesma rede que já é investigada no Brasil.

Há investigações em andamento em São Paulo, Goiás e Brasília contra o mesmo grupo ou correlatos. A Divisão de Repressão ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes da Polícia Federal de Brasília acompanha as diligências.