Comportamento

Internações em UTIs de pacientes com Covid-19 batem recorde no RS

Foto: Mauricio Vieira/ Secom-SC
Foto: Mauricio Vieira/ Secom-SC

Nesta quarta-feira (25), o Rio Grande do Sul bateu o recorde de internações de pacientes diagnosticados com Covid-19 nas UTIs do Estado. De acordo com informações do Governo do RS, as internações somam 749 pacientes, o maior número registrado desde o início da pandemia.

No dia 19 de agosto, o governador Eduardo Leite havia comunicado, através de transmissão virtual, que o Estado havia atingido o pico de internações em UTIs. Na ocasião, haviam 748 pacientes acometidos pela infecção e que estariam internados em leitos de alta complexidade.

Contudo, especialistas afirmam que a segunda onda de contágio da doença está em pleno fluxo no Estado. Além do recorde nas UTIs, o Rio Grande do Sul também amarga um alto número de internações em leitos clínicos. Nesta quarta-feira, 1.142 pacientes seguiam internados em leitos clínicos do SUS. O número reflete o avanço da pandemia no Estado e aumenta a preocupação.

Autoridades de saúde afirmam que o pico de contágio ficou para trás e os próximos dias poderão ser críticos no Estado, uma vez que as datas comemorativas se aproximam. A pandemia poderá registrar uma onda de contágios e de mortes superior aos meses de pico, que foi verificada nos meses mais frios do ano.

Ainda, é possível que o Governo do Estado adote medidas restritivas para diminuir a velocidade do contágio. A nova classificação preliminar do Modelo de Distanciamento Controlado será oficialmente divulgada na próxima sexta-feira (27).

Foto: Mauricio Vieira/ Secom-SC