Cidades

Instituto Flávio Luis Ferrarini comemora 8 anos, em Flores da Cunha

O evento contará com o lançamento do livro póstumo escrito pelo escrito florense, “Bento Bandini: Encare Seus Medos”

Instituto Flávio Luis Ferrarini
Fotos: Instituto Flávio Luis Ferrarini

Criado pela inspiração na vida e obra do escritor florense, o Instituto Flávio Luis Ferrarini prepara uma comemoração dos seus 8 anos de atuação. O evento contará com diversas novidades e atrações, entre elas, o lançamento do livro póstumo escrito por Ferrarini, “Bento Bandini: Encare Seus Medos”. A atividade ocorre no dia 12, às 15h30, no Prefácio Bistrô (Rua São José, 2431 – Centro de Flores da Cunha).

Haverá ainda a apresentação musical do grupo Rota Lunar, além da exposição de obras de artes “Paisagens Urbanas”, de artistas sob coordenação de Selestino Machado. A comemoração está marcada para o próximo sábado, dia 12 de agosto, a partir das 15h30, no Prefácio Bistrô, em Flores da Cunha. O evento é gratuito e aberto ao público.

Para Maísa Dallemolle, sobrinha de Flávio e uma das idealizadoras do Instituto, o evento reverencia a vida do poeta. Ele dedicou sua vida à magia das palavras.  “O Instituto nasceu com o intuito de incentivar a cultura e a arte. Mas acabou se tornando muito mais do que isso, transformou-se em um lugar onde conhecemos pessoas. Aprendemos muito, tivemos momentos inesquecíveis, e o mais importante, é um lugar que nos deu esperança de que existem pessoas boas”, enaltece Maísa. Ela que está desde o início do projeto, juntamente com Nair Curra, a mãe Madeleine, a prima Tatiana e o próprio tio, Flávio.

Um pouco mais sobre o Instituto Flávio Luis Ferrarini

Desde a partida repentina do autor, vítima de acidente de trânsito, sua obra e legado têm sido preservados pelo Instituto Flávio Luis Ferrarini. A data oficial  é 5 de agosto de 2016, dia do aniversário do poeta. Porém, o projeto teve início ainda em 2015, com a publicação do livro “O Menino da Terra do Sol”, com apoio do próprio Flávio. Desde lá, são realizadas inúmeras ações de sensibilização, oficinas, workshops, filós filosóficos e eventos socioculturais.

A organização sem fins lucrativos também apoia a realização de feiras do livro, publicação e lançamento de livros, projetos de resgate histórico e incentivo à leitura, além de ser proponente em projetos educacionais e culturais e realizadora de peças teatrais. O Instituto também é responsável pela realização do curta-metragem “O Menino da Terra do Sol”, baseado no livro homônimo de Ferrarini, que representa a identidade cultural e da vida social do interior da Serra Gaúcha nas décadas de 60 e 70. Atualmente, o Instituto Flávio Luis Ferrarini está presente nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.

SOBRE FLÁVIO LUIS FERRARINI

Flávio Luis Ferrarini nasceu em agosto de 1961 na localidade de Travessão Paredes, no interior de Nova Pádua. No final da adolescência mudou-se para Flores da Cunha, onde fixou residência. Publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de mais de 20 títulos, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, prosa, novela e narrativas infanto-juvenis.

Ao longo de 30 anos, produziu em torno de três mil crônicas nos jornais: Pioneiro, Folha de Hoje, O Florense e Semanário. Com o projeto: “Autor na Sala de Aula” percorreu inúmeras escolas públicas e particulares no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os reconhecimentos recebidos está o de ter emprestado o nome à Biblioteca Pública de Nova Pádua e à Casa de Cultura de Flores da Cunha. Em 2007 foi patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.