Iniciou, nesta quarta-feira (10), em Santa Maria, a construção de um memorial no local onde funcionava a Boate Kiss, casa noturna que pegou fogo na madrugada de 27 de janeiro de 2013, deixando 242 vítimas fatais e 636 feridos. As obras começaram 11 anos após a tragédia.
Às 9h, um ato simbólico deu início às obras, com a remoção do letreiro e da porta principal. Familiares, sobreviventes, entes públicos e moradores de Santa Maria acompanharam o início dos trabalhos, previsto para durar até as 17h.
A primeira etapadas obras inclui:
- Definição dos itens que farão parte do acervo do memorial da AVTSM (Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria);
- Remoção do telhado;
- Classificação dos resíduos que permanecem no local para retirada por uma empresa especializada;
- Abertura de um espaço na entrada central para ingresso de máquinas;
- Nos últimos dias, a empresa responsável fez a remoção de alguns itens e colocou tapumes em torno da fachada;
- O prazo para a entrega do memorial é de oito meses.
O local terá uma área de 383,65 metros quadrados. Serão três salas: um auditório com capacidade para 142 pessoas, uma sala multiuso e uma sala que será a sede da AVTSM. Além disso, o espaço contará com um jardim circular ao centro sendo sustentado por 242 pilares de madeira – cada um representando uma vítima. Os pilares terão o nome de cada vítima e um suporte de flores.
Fonte: O Sul