Comportamento

Inflação anual acumulada chega a 78,5% na Argentina

Inflação anual acumulada chega a 78,5% na Argentina
Foto: Reuters / Rádio Guaíba


Os preços no varejo apresentaram uma alta de 7% em agosto na Argentina, acumulando uma elevação de 56,4% este ano na inflação. Com isso, a taxa do país vizinho está entre as mais altas do mundo, segundo dados publicados pelo Instituto de Estatísticas e Censos (Indec). O nível geral do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou um aumento de 78,5% na comparação de 12 meses, e 56,4% desde janeiro de 2022.

Apesar das medidas extraordinárias adotadas pelo governo, como controlar a taxa de câmbio por sua incidência inflacionária ou elevar a taxa básica de juros do Banco Central a 69,5% em agosto, o resultado não foi o esperado.

A sondagem de expectativas das 30 maiores consultorias e bancos do país estima que a média do IPC chegue a 95%, segundo o último boletim mensal do Banco Central.  Os maiores aumentos de preços em agosto foram registrados nos setores de vestuário e calçados (9,9%), bens e serviços variados (8,7%), e equipamento e manutenção do lar (8,4%). leitura acima das previsões de analistas de avanço de 6,6% nos preços ao consumidor.

*Fonte Rádio Guaíba

Confira ainda no Portal Leouve

Dois piquetes do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre são atingidos por incêndio

Um incêndio destruiu dois piquetes do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas teriam começado por volta das 4h – primeiro no piquete Amigos do Sul, e chegando até o Freitas Brasil. Ambos tinham PPCI em dia.

Nenhuma pessoa ficou ferida na ocorrência. As causas das chamas, que mobilizaram dois caminhões dos Bombeiros, no Parque Harmonia, serão investigadas. Apesar do incidente, os outros 228 piquetes do Acampamento Farroupilha permanecem abertos ao público sem qualquer tipo de alteração na programação. (Reportagem completa no link acima)