Caxias do Sul

Indústria puxa desempenho e economia caxiense cresce 5,1% em junho

Indústria puxa desempenho e economia caxiense cresce 5,1% em junho

Após sofrer com a greve dos caminhoneiros em maio, a economia de Caxias do Sul cresceu 5,1% em junho, fechando o primeiro semestre com uma alta de 8%. O desempenho foi salvo pela indústria, que conseguiu recuperar as perdas do mês anterior e fechou com 13,5% de crescimento.

O Comércio e os Serviços fecharam em queda de 7,4% e 3%, respectivamente. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, dia 31, pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O bom desempenho da indústria demonstra a consistência na recuperação do setor em 2018. Além do crescimento mensal, o índice é positivo também no ano (8,8%) e na comparação com o mesmo mês do ano anterior (12,3%).

No caminho inverso, o comércio voltou a apresentar um índice negativo. Só as vendas de automóveis, por exemplo, caíram 25% em relação ao mês anterior. Na comparação geral com junho do ano passado, o desempenho do comércio foi 17% menor.

Para o economista da CDL, Mosár Leandro Ness, a copa do mundo foi a vilã da vez para o comércio. Ele ainda diz que o resultado negativo surpreendeu e cita a insegurança da população em relação aos futuro como um dos motivos que levaram à queda significativa nas vendas.