Um incêndio na vegetação de Capão da Canoa, com início no último sábado (11), foi controlado e o trânsito na Estrada do Mar, RS-389, foi liberado para trafego, por volta de 19h desta segunda-feira (13). Ao todo, foram nove horas de bloqueio total do km 43 ao 48, entre Capão Novo e Arroio Teixeira.
Na manhã desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar voltou a atuar no combate ao incêndio, no município de Capão da Canoa. Devido ao trabalho e à baixa visibilidade na rodovia, o trânsito foi bloqueado por volta das 9h30, do quilômetro 43 ao 48, entre os balneários de Capão Novo e Arroio Teixeira.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) informou que até o fim da manhã o trânsito permanecia bloqueado no trecho. Policiais estavam orientando os motoristas para os desvios, feitos por dentro dos balneários.
Os incêndios às margens da Estrada do Mar iniciaram no sábado (11). Ao longo desse domingo (12), bombeiros trabalharam para apagar o fogo no trecho, mas o problema se repetiu nesta segunda.
O comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), tenente-coronel Rodrigo Pierosan informou que equipes dos pelotões de Capão da Canoa e de Terra de Areia estiveram mobilizadas, com apoio de um helicóptero da Polícia Civil. “Estamos com todo o pessoal mobilizado, reforço, aeronave. O incêndio tinha sido extinto ontem à noite e reiniciou de madrugada, provavelmente criminosamente. Tudo indica para isso”, disse.
Pierosan também explicou sobre a ação da corporação: “O fogo não é tanto, o problema é a fumaça que ele produz. Tem uma vegetação seca por cima e água por baixo e causa uma fumaça muito mais forte”.
As equipes seguem no local para continuar o rescaldo na área dos eucaliptos e esperam que seja totalmente controlado nas próximas horas.