Neste sábado, dia 29, ocorreu a cerimônia de inauguração do InTec – Núcleo de Extensão Educacional em Flores da Cunha, destinado a fomentar o aprendizado contínuo dos estudantes da rede municipal. A partir de julho, cerca de 300 alunos devem frequentar o espaço diariamente, aproveitando as atividades do contraturno escolar.
A inauguração contou com a presença de empresas locais, autoridades, imprensa e membros da comunidade, que participaram de demonstrações das oficinas e cursos oferecidos. O InTec oferece atividades nas áreas de tecnologia, inovação, esportes, startups, e corpo e movimento.
Conheça o InTec – Núcleo de Extensão Educacional
Localizado entre o Complexo Esportivo Cemel e o Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto, o InTec foi projetado para integrar-se com os ambientes esportivos existentes, ampliando as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento dos estudantes do município. Com mais de 2,5 mil metros quadrados de área construída, o núcleo atende alunos do 4º ao 9º ano das redes municipal e estadual de ensino no período do contraturno escolar.
O espaço inclui salas de aula, salas de apoio, refeitório e salas multiuso. O transporte até o InTec é gratuito para os matriculados. As oficinas abrangem áreas como pensamento computacional, esportes, empreendedorismo, inovação, tecnologia, robótica, manufatura 3D, linguagens, maker, fábricas de startups, design de games, informática, teatro, arte e criatividade.
Além das atividades para estudantes, o InTec é destinado a programas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a formação de Jovens Aprendizes. Uma maratona de inovação está prevista para o próximo mês, envolvendo estudantes do 3º ano do ensino médio de Flores da Cunha.
Para o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, o InTec desempenha um papel fundamental na extensão do plano escolar do município, fomentando o processo de ensino-aprendizagem. “Temos um ambiente dinâmico, projetado para oferecer uma ampla gama de oficinas que englobam diversas áreas do conhecimento, complementando e enriquecendo o currículo escolar. Este espaço propicia que os estudantes descubram novas habilidades e reconheçam suas potencialidades, além de incentivar uma vida saudável a partir da prática de atividades físicas”, destaca.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, ressalta a abordagem inovadora do novo espaço, focada no desenvolvimento empreendedor dos estudantes. “Este local foi projetado para representar o cerne da inovação educacional em Flores da Cunha, formando cidadãos com uma mentalidade empreendedora e dinâmica, preparando uma geração de talentos mais capacitada, receptiva à inovação, para ocupar as vagas do mercado de trabalho florense”, enfatiza.
Para qualificar a entrega deste espaço à comunidade, a administração municipal articulou a Governança Empresarial do InTec, formada por empresários que contribuíram desde a concepção da ideia e estarão próximos da gestão desta iniciativa de grande impacto para o desenvolvimento do município.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de Privacidade