O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) dá sequência à implantação do interceptor de ligação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Dal Bó ao SES Tega e redes coletoras para o Loteamento Jardim Esmeralda, em Caxias do Sul. Em um investimento que ultrapassa os R$ 4 milhões, 6,8 mil metros de extensão de rede já foram implantados. A obra, que teve início em agosto de 2020, já está 90% executada e está prevista para ser concluída em novembro.
No momento, as equipes trabalham na rótula da Rua Domingos Chies. A autarquia pede atenção aos motoristas devido a alterações no trânsito geradas pela obra. O técnico da Superintendência de Planejamento e Obras, Samuel Dal Piaz Jaconi, fala sobre o andamento dos trabalhos. “Encontramos rochas nesse trecho, então acredito a liberação da rótula ocorra em cerca de duas semanas. De qualquer forma, as equipes estão no local orientando os motoristas e todo o entorno está devidamente sinalizado”, ressalta.
A melhoria faz parte do cronograma de obras que visa atingir o Marco Legal de Saneamento, o qual estipula que até 2033 todos os municípios tenham que tratar 90% do esgoto produzido. Com a implantação do emissário, os efluentes dos bairros São Ciro, São Ciro II (parte), Marilan e Século XX serão encaminhados para a Estação e Tratamento de Esgoto (ETE) Tega, permitindo que a ETE Dal Bó, onde esses efluentes são tratados atualmente, seja desativada. As novas redes do Jardim Esmeralda fazem parte do mesmo projeto e também terão o esgoto sanitário coletado e transportado para o devido tratamento na ETE Tega. A obra é executada pela Construtora Pelotense.
Leia também: Obras de implantação de redes de esgoto avançam no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) dá continuidade à obra de implantação de redes de esgotamento sanitário no bairro São Pelegrino e arredores, em Caxias do Sul. A obra teve início em março de 2022 e, até o momento, já foram implantados 4.234,60 metros de tubos de PVC de 150 mm, o que representa 22% do total já executado. Em um investimento de R$ 8 milhões, serão instalados, até setembro de 2023, mais de 18 mil metros de extensões de rede do tipo separador absoluto que irá transportar o esgoto gerado para ser tratado na ETE Tega. (Matéria completa no link acima).