Caxias do Sul

Implantação de adutora deve ser concluída na próxima semana, no bairro Lourdes, em Caxias

Trabalhos afetam diretamente o trânsito nas ruas Luiz e Angelina Michielon. Condutores precisam ficar atentos à caminhos alternativos

Obras para implantação de nova adutora devem ser concluídas na próxima semana no bairro Lourdes, em Caxias do Sul
Trecho da Angelina Michelon, entre a Luiz Michelon e a Os Dezoito do Forte, está em meia pista. Foto: Luca Roth/ Grupo RSCOM

As obras de implantação da nova adutora Tronco-Sul seguem sendo realizadas no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul. A previsão de conclusão dos trabalhos é para a próxima semana, até o dia 19 de abril. Até lá, as intervenções seguem afetando diretamente o trânsito da região e exigem uma maior paciência dos condutores.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que há bloqueio total do trânsito na Rua Luiz Michielon, entre a Angelina Michielon e a BR-116, com acesso somente local na Rua Nelson Dimas de Oliveira.

Já o trecho da Angelina Michielon, entre a Luiz Michielon e a Os Dezoito do Forte, está em meia pista. A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realiza o recapeamento asfáltico no local, após a implantação da rede.

A orientação aos motoristas que trafegarem na via é a atenção redobrada, a fim de evitar acidentes. As ruas José Bisol e Tronca servem como rotas alternativa aos condutores que trafegam pela região durante a realização dos trabalhos.

A Tronco-Sul

A rede beneficiará aproximadamente 170 mil pessoas, residentes em 17 bairros da cidade, além de ampliar a oferta de água para toda a região sul da cidade, abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. Além disso, após as melhorias, a adutora Tronco-Sul poderá atender até 400 mil pessoas em caso de falha na antiga adutora da rua Bento Gonçalves.

A atual rede da adutora Tronco-Sul é muito antiga, construída com materiais de fibrocimento, o que prejudica a qualidade do abastecimento da região, além de contribuir com o percentual de perdas de água. Para solucionar o problema, serão investidos cerca de R$ 19 milhões para implantar quase 6 quilômetros de rede, com os diâmetros da tubulação variando entre 15cm e 80cm, composta por tubos de ferro fundido e de PVC. As obras iniciaram no fim de maio do ano passado e têm previsão de conclusão em até um ano.