
Nesta quarta-feira (16) durante todo o dia, uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) estará no piso térreo da Central de Polícia Civil, localizada na Rua Dr. Montaury, esquina com a Sinimbu, para a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares e Pessoas Desaparecidas.
O objetivo da campanha é a inserção de DNA no Banco de Dados de Perfis Genéticos, para posterior cruzamento com os perfis de indivíduos não identificados, já constantes no Banco ou que virão a ser inseridos, com o objetivo de identificação.
Os familiares de primeiro grau de pessoas desaparecidas, preferencialmente filhos, pai, mãe e irmãos, devem comparecer ao evento para a coleta de DNA. Sempre que possível, mais de um familiar deve doar. Caso a família tenha objetos pessoais do desaparecido, como fotos ou demais podem levar para serem catalogados, se preferir não se desfazer do pertence a equipe fará uma foto. Neste evento não serão recolhidos exames médicos e odontológicos, próteses e etc, porém é importante registrar no formulário que esses documentos existem e estarão disponíveis caso necessário.
A equipe fará uma entrevista com os familiares, para que o caso de desaparecimento seja relatado, além de um cadastro da família e do desaparecido. Após será feita a coleta de sangue com um furo no dedo e o familiar deve assinar um termo de recolhimento junto com a digital do polegar direito. É obrigatório levar um documento oficial com foto.
As coletas e cadastros só serão feitas de pessoas que tem familiar de primeiro grau desaparecido com o devido registro na Polícia Civil. Caso o familiar não possa comparecer nesta quarta-feira, durante a campanha nacional, poderá se dirigir ao Instituto Geral de Perícias em outra data.