Brasil

Ibovespa abre novembro em alta com apoio de Vale; mercado repercute eleições

Agentes do mercado continuam especulando sobre os próximos passos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


O Ibovespa (IBOV) segue em trajetória positiva, fechando o segundo dia pós-eleições em alta.

Na contramão de Wall Street, o índice de referência da Bolsa brasileira subiu 0,77%, atingindo os 116.928,66 pontos.

O apoio veio principalmente de Vale (VALE3), que avançou 3,04% com a recuperação do minério de ferro.

Agentes do mercado continuam especulando sobre os próximos passos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Paralelamente, investidores monitoram os bloqueios por caminhoneiros em estradas no Brasil.

Segundo o especialista em renda variável da Blue3 Rafael Germano, parte relevante do desempenho do Ibovespa nesta sessão reflete sinais de que a China estaria planejando uma reabertura das restrições contra a Covid-19, o que alavancaria o crescimento mundial e, ao mesmo tempo, favoreceria as perspectivas de crescimento para o mundo, beneficiando commodities.

Na política, os investidores ainda estão esperando o PT divulgar mais detalhes sobre a equipe do novo governo e suas políticas, com nomes para cargos relevantes já sendo ventilados no mercado.

Hoje, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, anunciou que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin será o coordenador do projeto de transição do governo Lula. A própria Gleisi e Aloizio Mercadante também farão parte da equipe.

Em fala breve nesta terça, primeiro pronunciamento após o resultado do segundo turno, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) se referiu aos protestos que bloqueiam estradas em vários estados, como movimentos populares frutos da indignação do desfecho das eleições. Bolsonaro falou em cumprimento da Constituição, mas aproveitou para dizer que “não podemos usar os métodos da esquerda”.

No exterior, as atenções estão voltadas para a decisão de juros do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, nesta quarta (2). Existem expectativas por parte do mercado de desaceleração no ritmo de alta.

Altas e baixas

As ações da Copel (CPLE6), dispararam quase 9%, após o governo do Estado do Paraná, acionista controlador, comunicar que solicitou ao Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) informações técnicas para subsidiar modelo para “potencial operação no mercado de capitais em que se otimize o investimento do Estado do Paraná na Copel”.

Dentre os resultados, CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) foram destaques de alta hoje. PRIO (PRIO3) também figurou entre as maiores altas do Ibovespa.

Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, lembra que muitos investidores estão se desfazendo de ações da Petrobras (PETR4) e favorecendo empresas privadas, o que inclui a PRIO.

“Hoje, o petróleo sobe ajudando empresas do setor, mas também vemos essa questão de desmonte de posições dos investidores de papéis da Petrobras migrando parte do fluxo para outras empresas”, comenta o especialista.

Do lado negativo, a Cielo (CIEL3) caiu mais de 7%, mesmo após um trimestre forte. O mercado repercutiu a fala do CFO da companhia, Filipe Oliveira, de expectativa de desaceleração no crescimento do volume de pagamentos processados pelo setor em 2023.

Informações Money Times