O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, recebeu na noite de quarta-feira (14), o Prêmio de Gestão Hospitalar Luiz Carlos Rocha Falchi, na categoria Atendimento e Segurança do Paciente, em evento promovido pela Federação dos Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
A entrega ocorreu em uma solenidade no Hotel Continental, em Porto Alegre. Este ano, o Prêmio Falchi teve como temática Os Aprendizados da Pandemia na construção do amanhã. A premiação é dividida em três categorias: Atendimento e Segurança do Paciente; Gestão de Processos; Pessoas.
O case vencedor apresentado pelo Hospital Virvi Ramos foi A Implementação de Tenda com Pressão Negativa e Filtro HEPA para Ventilação Não Invasiva em Pacientes suspeitos ou confirmados de Infecção Pelo SARS-COV-2. A instituição foi representada na solenidade pela Diretora-Executiva, Cleciane Doncatto Simsen e pela equipe de assistência hospitalar. Também acompanharam a premiação em Porto Alegre, Adelfo Pinto Neto, consultor técnico do projeto vencedor e Ana Paula da Silva, representante do Grupo Uniftec, que foi parceiro no desenvolvimento.
Diretoria-Executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen ressalta a importância da conquista: “A conquista desse prêmio é um sinal de reconhecimento ao trabalho de muitas mãos, que colaboraram para que colocássemos em prática e com êxito, um projeto inédito no Estado, que muito contribuiu na recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19.”
No início da pandemia, em 2020, a partir da observação de um projeto desenvolvido no norte do Brasil, o Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, começou a trabalhar na ideia de disponibilizar aos pacientes em tratamento da Covid-19 uma novamaneira de utilização de ventilação não invasiva com pressão negativa, que elimina vírus, bactérias, fungos e outros patógenos presentes no ambiente.
Denominada de ‘tenda’, o equipamento foi desenvolvido com o intuito de possibilitar que alguns pacientes melhorassem seus parâmetros de ventilação sem a necessidade de intubação e consequentemente, auxiliando na diminuição do risco de contaminação por aerodispersóides dos profissionais de saúde.
O Grupo Uniftec, através do Centro Universitário Uniftec, foi parceiro voluntário fundamental no projeto, pois emitiu um parecer técnico efetuando medições, com uso de instrumentos específicos, referentes ao funcionamento do dispositivo analisado (tenda), a fim de quantificar grandezas como pressão interna, vazão de ar, características dimensionais e outras informações pertinentes para que a
equipe do Hospital Virvi Ramos pudesse avaliar e decidir sobre a aplicação da tenda.
Outro parceiro importante foi a Linter Filtros, empresa de São Paulo, que colaborou na adaptação e desenvolvimento do equipamento que é responsável pela filtragem de ar, retenção e inativação de vírus, através de lâmpada UVC e filtro HEPA, que faz com que o ar vindo da tenda, que envolve o paciente, ajude na manutenção da vida do mesmo e na melhor qualidade do ar das UTI’s e quartos, trazendo mais segurança para os profissionais de saúde que ali estão. Desde 2021, quando começou a ser utilizada, a tenda beneficiou centenas de pacientes internados no Hospital Virvi Ramos.