Bento Gonçalves

Hospital Tacchini inaugura novo centro obstétrico em Bento

Hospital Tacchini inaugura novo centro obstétrico em Bento
Projeto Parto Adequado: Hospital Tacchini é pioneiro na Serra Gaúcha (Foto: Dariano Moraes)

A inauguração aconteceu, nesta sexta-feira, (11), no terceiro da andar da instituição hospitalar, em Bento Gonçalves.  A estrutura capacita, ainda mais o hospital para absorver a demanda regional.

O espaço prioriza o atendimento assistencial, dando à mamãe e ao bebê o acolhimento humanitário nos três estágios do nascimento, pré-parto, parto e pós parto.

Parto Adequado: Pioneirismo na Serra Gaúcha (Foto: Dariano Moraes)

A moderna estrutura é composta por 5 quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com banheiro, iluminação natural e personalizada, sendo um com banheira, sala de acolhimento, consultório, sala de ecografia, duas salas cirúrgicas e sala de recuperação anestésica.

Com uma área de 520 metros quadrados a obra que iniciou em fevereiro deste ano, teve um investimento de R$ 1,8 milhão, sendo parte com recursos do próprio hospital e parte oriundos de emendas parlamentares.

Valorização da vida (Foto: Dariano Moraes)

O novo centro obstétrico está adequado ao Projeto Nacional Parto Adequado, instituído pelo Hospital Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI) com apoio da ANS e Ministério da Saúde.  No Brasil apenas 127 hospitais participam no Projeto Parto Adequado, sendo cinco hospitais no Rio Grande do Sul, colocando o Hospital Tacchini como pioneiro na Serra Gaúcha.

Um dos objetivos além de promover um ambiente aconchegante e seguro para a mamãe e o bebê é estimular o parto natural em detrimento dos partos por cesariana.

O trabalho de sensibilização busca uma mudança para inverter a ordem dos procedimentos que aponta uma realidade no Brasil em que 80% dos partos são por cesarianas e apenas 20% são naturais, enquanto nos países desenvolvidos o índice de partos por cesariana chega apenas 15%.

A médica coordenadora Processo Materno Infantil no Hospital Tacchini Liane Xavier Domingues destacou a qualificação contínua de toda equipe envolvida no setor, que sintoniza a atuação profissional  com os desejos da futura mamãe, comunicando à equipe, e respeitando os desejos da futura mamãe, desde que ultrapassem os limites de segurança.

“A ideia é tornar a assistência ao parto cada vez mais humanizada, garantindo a segurança do parto para a mãe e para o bebê com adoção de protocolos baseados nas melhores evidências científicas. “Seguidamente realizaremos cursos de gestantes, de forma a preparar a paciente para o nascimento de seu filho, desde o esclarecimento de dúvidas, mitos e verdade, bem como orientações para que desenvolvam seu plano de parto com tranquilidade, relatou”.

Hilton Mâncio, Superintendente Executivo do Grupo Tacchini, citou o trabalho contínuo para que se chegasse a um padrão de excelência no atendimento aos pacientes que exigiu mudanças de paradigmas de todos profissionais envolvidos neste processo.  “Recentemente fomos elogiados pela organização do projeto no Hospital Albert Einstein ao mostrar o quanto nosso Hospital está preocupado em oferecer melhor qualidade e assistência à paciente obstétrica”, finalizou.

Parto Adequado: Pioneirismo na Serra Gaúcha (Foto: Dariano Moraes)