Bento Gonçalves

Hospital de Bento Gonçalves passa a realizar exames da varíola dos macacos

varíola dos macacos
(Foto: EBC/Reprodução)

O aumento de casos da varíola dos macacos no Brasil é acompanhado de perto pelas autoridades de saúde de todo país. A Serra Gaúcha inclusive já teve confirmações de dez casos em Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul e São Marcos. Diante desta situação, o Hospital Tacchini passou a realizar testes da doença.

Conforme a biomédica Caroline Frare, responsável técnica do laboratório do Hospital Tacchini, ”o exame [da varíola dos macacos] tem que ser feito por pessoas que tiveram contato com algum suspeito ou que tenham viajado para o exterior, em países que tenham o vírus em circulação. O paciente tem que ter consulta médica, tem que ter passado por uma avaliação e chegar no laboratório com pedido médico”, explicou.

A biomédica também comenta que a coleta geralmente é realizada em pacientes que tenham lesões com pústulas, que são como espinhas com secreção, ou com feridas com crostas. ”São coletas bem específicas, de quando o paciente já está com lesões na pele, mas de qualquer forma o paciente vai ter que passar por consulta médica, onde o médico define se é suspeito. É pedido que o paciente venha com o pedido médico, por que a gente tem que notificar nossa vigilância epidemiológica quando vêm casos de suspeitos”, complementa.

Para mais informações sobre os exames, os pacientes podem entrar em contato com o Hospital Tacchini através do telefone 3455.4333