Os prejuízos e as diversas ocorrências registradas pelas fortes chuvas na última semana em Caxias do Sul foram bastantes debatidos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última terça-feira (21). A preocupação e a grande demanda recebida pelos vereadores da cidade levou a realização de reunião emergencial no fim da manhã desta quarta-feira (22). O encontro que ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi foi convocado pela Comissão de Segurança e pela Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil do Legislativo.
O presidente dos dois grupos, vereador Alexandre Bortoluz (PP), informa que foi criado um grupo de trabalho com parlamentares, alguns secretários municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM) para que consiga dialogar e apresentar uma forma de trabalho para a comunidade. Ele acrescenta a busca por auxiliar a população no enfrentamento de eventos climáticos na cidade.
“A partir de agora estamos de prontidão para poder auxiliar de uma maneira ou de outra para comunicar também os órgãos pertinentes. A população procura o vereador que tem identificação com a sua região, a gente sabe que a população nos demanda e temos que dar essa resposta imediata principalmente nesse momento calamitoso que se encontro o nosso município”, afirmou ele.
Presente também na reunião, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, major Lúcio Junes Lemes da Silva, ressaltou a importância da inciativa para que as ações sejam alinhadas e se verifique a necessidade de preparações para um próximo evento climático, de acordo com as atribuições de cada um dos órgãos envolvidos.
O comandante lembrou que desde a última sexta-feira (17) diversas ocorrências foram atendidas na cidade. Remoção e corte de árvores em residência e rodovias; e o resgate de pessoas ilhadas foram algumas das ações realizadas pela corporação e citadas por ele. Além de Caxias, o Batalhão precisou atuar em diversas cidades da Serra Gaúcha também atingidas pelas fortes chuvas.
Por fim, o major orientou que a comunidade atue de forma preventiva e contate os bombeiros pelo 193 para ocorrências de urgência e emergência.
“Orientação para que as pessoas de forma preventiva verifiquem riscos que possam haver em sua residência e em seu bairro, como por exemplo, a possibilidade de haver árvores comprometidas que possam cair em residências e rodovias. Adotem medidas preventivas e não se coloquem em risco, como subir em telhados molhados para não acontecer quedas“, alertou ele.
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira foi cancelada diante da informação da morte do ex-vereador e presidente da Casa, Harty Moisés Paese. O velório acontece na Câmara Municipal a partir das 16h.
Ver essa foto no Instagram