Comportamento

Grupo de cadeirantes planejam fazer trajeto de Caxias do Sul até o Santuário de Caravaggio

Grupo de cadeirantes planejam fazer trajeto de Caxias do Sul até o Santuário de Caravaggio

Enquanto estamos nos aproximando da 143ª Romaria de Caravaggio, histórias de fé e superação não faltam. Uma dessas histórias tem a ver com um grupo de quatro amigos deficientes físicos que só conseguem se locomover através de cadeiras de rodas.

Em prol de uma promessa, Sebastião Abreu, Diego Paim, Gilberto Bastian e Franciele Oliveira, acompanhados do marido de Franciele, Vinicius Oliveira, que não tem deficiência, farão um percurso de 35km saindo de Caxias do Sul em direção ao Santuário em Farroupilha com saída às 6h.

Para a locomoção eles usarão cadeiras de roda utilizadas em partidas de basquete para deficientes. A presença de Vinicius se dá em caso de suporte, caso ocorram adversidades no caminho.

Eles também são os idealizadores da Associação de Deficientes Físicos da Serra Gaúcha (ADEFISG), que tem como objetivo principal garantir os direitos de atividades sociais, desenvolvimento e capacitação profissional das pessoas com deficiência, além do acesso à cultura e lazer dos mesmos.

A atuação iniciou neste mês de maio e conta com 12 pessoas portadoras de alguma deficiência. Um dos idealizadores deste projeto, Bastian ressalta a importância deste momento para o grupo:

“Primeiramente ajudar os deficientes e pessoas que queiram praticar esportes não só em si deficientes, idosos também, o nosso intuito vai ser esse, de querer ajudar as pessoas”

Sobre a associação, Gilberto fala da importância da inclusão dessa classe:

“O nosso intuito é que todos os deficientes que se sentem oprimidos em casa, sem qualidade nenhuma de vida, que estejam em depressão, fazer este percurso para tentar incentivar outras pessoas que de repente estão desmotivadas dentro de casa”

Além da associação, são feitas visitas nas escolas promovidas pelos cadeirantes, na ideia de passar experiências de vida para os mais jovens:

“A gente faz projetos nas escolas também, passamos como foi nosso acidente, a situação, damos ideias para a gurizada para não se envolver com drogas. Fazemos este projeto que é bem bacana.”

Em caso de chuva, a ida até o Santuário será adiada.