Franca, no interior de São Paulo, foi palco de um dos jogos mais emocionantes das oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta terça-feira (16), o Athletico-PR bateu o Grêmio, de virada, pelo placar de 5 a 3 e eliminou o rival regional. Os gaúchos chegaram a abrir dois de vantagem, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Athletico garante seu passaporte às quartas de final da competição de base, onde enfrentará o Novorizontino, que eliminou o São Paulo.
Desde o minuto inicial, a partida em Franca entregou muita emoção. Logo aos 11 minutos, Gustavo Nunes recebeu na esquerda, tirou a defesa e contou com um desvio para encobrir o goleiro, abrindo o placar para o Grêmio, que não demorou para ampliar.
Aos 21, Alisson cruzou para Cheron, que empurrou para o gol e fez 2 a 0 para o time de Porto Alegre. Mas quando parecia que o Grêmio abriria vantagem, o Furacão respondeu. os 27, Lucca cruzou na área e a bola sobrou para Walace, que de cabeça, diminuiu, levando o jogo para o intervalo em 2 a 1.
Virada
Porém, na volta para o segundo tempo, o Athletico protagonizou uma virada relâmpago. Logo no primeiro minuto, João Cruz achou Chiqueti livre, que chutou cruzado para empatar. E apenas três minutos depois, mais um dos paranaenses. Biro roubou a bola, Chiqueti bateu cruzado e no rebote, ela voltou para Biro, que mandou para o fundo do gol e virou a partida.
O Grêmio então passou a correr atrás do resultado, criando boas chances com Cheron, Jardiel e Gustavo Nunes, mas quem voltou a sorrir foi a torcida adversária. Aos 32, em contra-ataque, João Cruz chutou de fora da área e fez o quarto para o Furacão. O jogo então tomou uma disputa ainda maior.
Aos 39, José Guilherme cruzou na área do Athletico e Riquelme aproveitou o bate e rebate, diminuindo para o Grêmio. Pouco depois, aos 41, Riquelme quase empatou, de cabeça, mas jogou para fora. Mas o dia era dos paranaenses. Aos 47, João Gomes serviu Keven, que completou para o gol e fechou o jogo em 5 a 3 para o Athletico, classificado às quartas.
As oitavas de final serão finalizadas na quarta-feira (17). O mata-mata ainda seguirá com quartas, semifinais e final, sempre em jogos únicos. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.