Uma intensa massa de ar frio avança neste momento pela Patagônia, na Argentina, e vai chegar ao Brasil entre sexta (17) e o sábado, com queda acentuada da temperatura em diversos estados. Trata-se de uma incursão de ar frio abrangente para esta época do ano e com intensidade significativa.
A massa de ar frio vai ter um deslocamento pelo Centro-Sul da América do Sul. Avança pela Argentina até o Norte do país e alcança o Paraguai e parte da Bolívia, além do Uruguai, o Sul do Brasil e parte do Sudeste. Normalmente, no verão, as massas de ar frio que não deixam de chegar às latitudes médias do continente e costumam ter uma trajetória marítima. Por isso, chama a atenção o comportamento deste pulso de ar frio de deslocamento continental.
O ar frio foi responsável, na madrugada desta quinta (16), por trazer temperatura bastante baixa para os padrões do verão, em províncias do Sul da Argentina. As mínimas de hoje chegaram a -3,4ºC em Rio Grande, -0,6ºC em Bariloche, 0,3ºC em El Bolsón e Rio Gallegos, 1,5ºC em Calafate e 2,4ºC em Chapelco. A massa de ar frio já alcançava na manhã desta quinta províncias mais centrais da Argentina, o que fez com que a temperatura estivesse 5ºC a 10ºC mais baixa em relação a ontem em cidades do Sul da província de Buenos Aires e de La Pampa.
O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina vem emitindo avisos sobre queda acentuada da temperatura pela progressão desta massa de ar frio.