Em resposta às condições decorrentes das enchentes e da chegada do inverno, o governo do Rio Grande do Sul intensificou as estratégias de vacinação contra diversas doenças, incluindo dengue, gripe (influenza) e Covid-19. A campanha também abrange um total de 27 vacinas que fazem parte dos Calendários Nacionais de Vacinação 2024.
Segundo Tani Ranieri, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra várias doenças. Ela destaca a importância da vacinação, especialmente em situações de calamidade pública, para prevenir complicações graves e a propagação de doenças.
Com a chegada do inverno, a preocupação aumenta em relação às doenças respiratórias devido às baixas temperaturas e ao confinamento, que facilitam a propagação de vírus. A vacinação é uma medida para prevenir essas doenças durante esta época do ano.
Apesar de a taxa de transmissão da dengue ser mais alta no verão, o risco persiste no inverno, especialmente após as enchentes, que criam criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Desde o início da campanha em maio, mais de 50 mil doses da vacina contra a dengue foram distribuídas no Estado.
Até agora, mais de 2,57 milhões de doses de vacina contra a influenza foram aplicadas em 2024, atingindo uma cobertura de 45,37%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos e povos indígenas.
Público-Alvo das Vacinas
- Gripe (influenza): Todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Doses disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Estado.
- Covid-19: Indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Inclui diversos grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e pessoas em situação de rua.
- Dengue: Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 67 municípios gaúchos. Necessitam de duas doses com intervalo de três meses.
A Secretaria Estadual da Saúde enfatiza a importância de atualizar a caderneta de vacinação para garantir proteção contra várias doenças ao longo da vida. A vacinação é essencial não só para a proteção individual, mas também para a saúde coletiva, ajudando a controlar e eliminar doenças provocadas por vírus ou bactérias.