Política

Governo confirma ausência de Lula na posse de Milei

Presidente brasileiro será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Governo confirma ausência de Lula na posse de Milei
Lula decide não ir na posse de Milei | Foto: Patricia de Melo Moreira, Juan Mabromata / AFP / Correio do Povo/reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará ausente no domingo (10) na posse do ultraliberal Javier Milei na Argentina, confirmou a a Secretaria de Comunicação da Presidência nesta terça-feira (5), apesar das tentativas de aproximação nas últimas semanas.

O presidente será representado pelo seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou à AFP a mesma fonte. “Quem irá é o chanceler Mauro Viera” a Buenos Aires, para a posse de Milei, que durante sua campanha descreveu Lula como “corrupto” e “comunista”.

Em 20 de novembro, um dia após a eleição de Milei, a Presidência brasileira já havia indicado que Lula não compareceria à sua posse. O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, disse ao jornal O Globo que o chefe de Estado se sentiu “ofendido pessoalmente” pelas declarações de Milei.

Mas o presidente eleito da Argentina, que se mostrou mais pragmático após a sua eleição, tentou se aproximar de Lula com um gesto, ao convidá-lo formalmente para sua posse, segundo as autoridades brasileiras.

Em 26 de novembro, Milei enviou a Brasília Diana Mondino, sua futura ministra das Relações Exteriores, que fez ao chefe da diplomacia brasileira um convite “para que o presidente Lula participe” da cerimônia, segundo as mesmas fontes.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro também não compareceu à posse do argentino Alberto Fernández, que tinha uma ideologia contrária e é próximo de Lula. Desta vez, Bolsonaro afirmou que estará presente no evento, após aceitar o convite pessoal de Milei, em uma conversa após a vitória do argentino. Segundo Bolsonaro, com Milei “a esperança volta a brilhar na América do Sul”.