O governador Eduardo Leite vistoriou, neste sábado, dia 26, os trabalhos de pavimentação asfáltica da ERS-126, no trecho entre Guabiju e Nova Araçá, na Serra. Com investimento previsto de R$ 28,1 milhões, o trecho integra o Plano de Obras do governo do Estado, lançado em junho do ano passado. Leite foi recebido pelo prefeito de Guabiju, Diego Vendramin.
“Fico muito satisfeito de visitar essa comunidade que tem uma expectativa com relação a essa obra, que fará uma ligação regional muito importante, pela qual a comunidade lutou tanto. O investimento do Estado é superior a R$ 20 milhões e fará diferença na economia da cidade e na vida das pessoas. Vai encurtar distâncias, vai melhorar a segurança viária. Estamos com as contas em dia e fazendo investimentos que há muito eram aguardados em todas as regiões do Estado, em uma profunda transformação do RS”, disse o governador.
No total, o trecho pavimentado será de 15 quilômetros. Já foram executados 2,4 quilômetros de pavimentação asfáltica, entre os quilômetros 12,8 e 15,2. Agora, está em andamento a implantação da sub-base em percurso de um quilômetro, do 11,8 ao 12,8, e os serviços de drenagem e terraplanagem em 1,3 quilômetro, do 10,5 ao 11,8. A previsão de entregue é para o primeiro semestre de 2023.
“A realização desta obra que já começa a tomar forma é fruto de um somatório de esforços, é uma conquista da mobilização dos municípios. A ligação entre Guabiju e Nova Araçá é mais um exemplo do investimento histórico que o governo Estado tem feito nas estradas gaúchas”, disse o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
A pavimentação do trecho consolidará a ligação regional entre as regiões da Serra e Nordeste, facilitando o escoamento de produção de cerca de 100 municípios.
No início da manhã deste sábado (26), antes de Guabiju, Leite vistoriou obras de pavimentação na ERS- 373, em Santa Maria do Herval.
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini