Cidades

Governador declara estado de emergência para conter avanço dos casos de dengue no RS

Nesta terça-feira (12), foram confirmados mais três óbitos pela doença, chegando a 20 neste ano

Governador declara estado de emergência para conter avanço da epidemia de dengue no RS. (Foto: Betânia Ramalho / Divulgação)
Governador declara estado de emergência para conter avanço da epidemia de dengue no RS. (Foto: Betânia Ramalho / Divulgação)

O governador Eduardo Leite anunciou nesta terça-feira (12), a decisão de decretar estado de emergência no Rio Grande do Sul em resposta ao alarmante aumento no número de casos e óbitos por dengue. O decreto, já assinado, está programado para ser publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 13.

O Centro de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou três novas mortes por dengue no Estado, elevando o total para 20 óbitos este ano. As fatalidades foram registradas em São Leopoldo, Santa Rosa e Iraí. O aumento significativo no número de casos preocupa as autoridades de saúde, destacando a necessidade de medidas emergenciais.

O Rio Grande do Sul já contabiliza 17.726 casos confirmados de dengue neste ano, dos quais 15.065 são considerados autóctones, indicando que a transmissão ocorreu dentro do próprio Estado.

Com o decreto de estado de emergência, o governador visa pressionar o governo federal a incluir o Rio Grande do Sul entre os estados prioritários na vacinação contra a dengue. A preocupação com a disseminação da doença levou a ações semelhantes em outros estados do país, como Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

*Com informações de CP um dois três 

GOVERNADOR