O projeto Câmara Vai aos Bairros, realizado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, chegou na sua 5º edição de 2022 nesta quinta-feira (11). Desta vez, o bairro contemplado com a visita dos vereadores caxienses foi o Reolon. Este é segundo bairro da Zona Oeste visitado pelos parlamentares. O primeiro da região da cidade foi o Desvio Rizzo, no final no mês passado.
Nesta noite (11), cerca de 100 moradores da localidade estiveram presentes na Escola Machado de Assis. A sessão iniciou por volta das 19h30min com a fala de aproximadamente dois minutos de cada vereador, começando pela messa diretiva, seguido dos demais parlamentares. Desta vez, 14 vereadores estiverem presentes.
Vereadores que compareceram:
Denise Pêssoa (PT); Tatiane Frizzo (PSDB); Marisol Santos (PSDB); Estela Balardin (PT); Zé Dambrós (PSB); Clóvis de Oliveira – Xuxa (PTB); Rafael Bueno (PDT); Lucas Caragnato (PT); Renato Oliveira (PCdoB); Wagner Petrini (PSB); Elisandro Fiuza (Republicanos); Velocino Uez (PTB); Sandro Fantinel (PATRIOTA) e Adriano Bressan (PTB).
Após a apresentação dos vereadores, foi a vez dos moradores falarem. Entre as principais demandas apresentadas pela comunidade, as mais questionadas foram a situação da iluminação pública, transporte urbano, saúde e educação. Porém, uma das falas que mais chamou atenção foi de uma moradora que mencionou que o Reolon foi esquecido pelo poder público. “Gostaria que o Reolon pertencesse a Caxias do Sul” salientou a moradora, dando a entender que o bairro está ‘abandonado’.
Nos próximos dias, alguns moradores vão realizar um protesto por conta de falta de médicos e pela saída de uma enfermeira da Unidade Básica da região, a qual estaria sendo transferida para outro posto.
O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. O terceiro encontro envolveu os moradores do Desvio Rizzo e proximidades, em 30 de junho. Já o Cruzeiro foi palco da 4ª edição, em 28 de julho. A próxima ocorre em no dia 25 de agosto, no bairro Santa Fé.
Leia também: “O Rizzo pede socorro”: diz morador durante encontro com vereadores em Caxias do Sul
Câmara de Vereadores realiza sessão no bairro Esplanada, em Caxias do Sul
Dos 23 vereadores, apenas 13 comparecem no “Câmara Vai aos Bairros” no Serrano, em Caxias do Sul
Moradores do Cruzeiro, em Caxias do Sul, pedem melhorias na infraestrutura urbana