Política

Garibaldi 2021: “Um ano de desafios e superação”, avalia prefeita em exercício Márcia Pedersetti

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)
(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

Assim como em todo o mundo, Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante, iniciou o ano de 2021 com muitas incertezas por conta da pandemia. A falta de vacinas, os leitos de UTIs lotados, a baixa na economia, os roteiros turísticos e a cultura respirando por aparelhos, os impasses na educação, sem dizer as questões rotineiras que permaneceram gerando demandas. No entanto, o ano de 2021 também foi de força e resiliência. Em meio ao caos, a esperança tem ressurgido e a palavra que encerra este ciclo, certamente, é a superação.

Em entrevista ao Portal Leouve, a prefeita de Garibaldi em exercício, Márcia Pedersetti, fez um balanço das principais ações desenvolvidas durantes estes 365 dias, com destaque para o setor da saúde. Atualmente, o município apresenta cerca de 92% da população acima de 12 anos já vacinadas com duas doses contra a Covid-19, além das doses de reforço já estarem sendo aplicadas.

“Começamos um ano um tanto diferente, por conta da Covid-19. Mas, Garibaldi superou essa demanda com muito trabalho e empenho, por meio da Secretaria da Saúde e a infraestrutura que acabamos criando como um todo, também junto ao hospital. Além disso, com o avanço da vacinação e a população engajada, já conseguimos aplicar mais 60 mil doses”, explica Márcia.

A prefeita ainda ressaltou algumas ações realizadas ao longo deste ano, com a realização de obras e projetos, na área da educação, na barragem, além da fomentação do turismo, com o retorno de eventos como a Gincana Municipal e o Natal Borbulhante. Fechando o ano, ainda nesta semana, foi assinada a aquisição de duas áreas de terras junto ao Parque da Fenachamp para a construção do Centro Multiesportivo.

Márcia responde como chefe do executivo até esta sexta-feira, dia 31 de dezembro. Por 35 dias ela que, até então era vereadora e presidente da câmara do legislativo, assumiu a prefeitura no lugar de Alex Carniel, junto ao vice-prefeito Sérgio Chesini, também progressistas, eleitos nas últimas eleições. No entanto, no dia 26 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do RS publicou o acórdão da decisão que determinou a cassação de Alex e Segio, com afastados imediatamente do cargo, devido ao prosseguimento do processo que acusa a chapa de ter cometido crimes eleitorais. Sobre o assunto, Márcia enfatiza que assumiu a posição com muita responsabilidade para dar continuidade ao que já estava sendo feito nos 11 meses de gestão do governo Carniel.

“Este foi um ano de muita superação. Começamos com as dificuldades da pandemia, encarando desafios novos, metas gigantes e muita vontade. Vivemos um momento complicado na política de Garibaldi, ainda mais por ser um mandato novo. Por uma decisão superior  acabaram afastando o prefeito e vice, que estão trabalhando na defesa em um processo a parte. Por conta disso estou aqui prefeita nesse período, com muita responsabilidade dando continuidade a tudo que vinha sendo feito no projeto de Alex e Sérgio. Para o ano de 2022, já deixamos tudo organizado para que o trabalho continue”, acrescenta.

A partir do dia 1º de janeiro o atual Presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, José Bortolini, é quem passa a assumir a prefeitura de Garibaldi até que ocorra o julgamento fina do processo.