Caxias do Sul

Frente parlamentar pretende organizar ato público pela implantação de universidade federal na Serra

Decisão partiu de encontro, na noite desta segunda (8), que reuniu mais de 200 pessoas no plenário da Câmara de Caxias do Sul

Frente parlamentar de Caxias pretende organizar ato público a favor da implantação de universidade federal do nordeste do RS
Também foi encaminhada no encontro a elaboração de um documento representativo ao governo federal | Foto: Fábio Rausch/Câmara Caxias/divulgação

Mais de 200 pessoas lotaram a capacidade do plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na noite desta segunda-feira (8), para apoiar a implantação de uma universidade federal na região nordeste do Estado. Foi deliberado na reunião, convocada pela frente parlamentar que trata do assunto no Legislativo, a realização de um ato público a favor do ensino superior gratuito na região, com data ainda a ser definida.

O intuito, segundo a presidente do grupo parlamentar, Rose Frigeri (PT), é sinalizar ao governo federal a importância do pleito para a região.

“Precisa de bastante preparação e mobilização. É um ato que vai mostrar mais uma vez ao governo federal a mobilização da nossa região”, explicou a vereadora.

Outro encaminhamento, sugerido pela ex-deputada estadual Marisa Formolo (PT), é a elaboração de um documento representativo, assinado por órgãos, entidades e apoiadores da implantação de uma universidade federal no nordeste gaúcho para ser encaminhado ao governo.

“Especificamente ao Ministério da Educação e Cultura e à Casa Civil, uma carta que deverá ser assinada por todas essas entidades. Portanto, nós teremos que trabalhar muito bem os argumentos, os termos, porque queremos mostrar ao governo federal que este movimento não é de cunho partidário, mas sim um movimento amplo, porque vai valorizar não só os estudantes que hoje não conseguem pagar uma universidade particular, uma universidade comunitária, mas a cidade (Caxias) como um todo, a região como um todo”, ressaltou Rose.

Mais de 200 pessoas lotaram a capacidade do plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul | Foto: Fábio Rausch/Câmara Caxias/divulgação

 

A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) contou um pouco das articulações, em Brasília, para viabilizar a causa. Disse que, a partir de emenda sua, o plano plurianual (2024-2027) contém recursos destinados para estudos técnicos pela universidade federal. “Concentramos 11% do produto interno bruto (PIB) e da população do Estado. Mesmo assim, temos muita desigualdade social”, enfatizou.

Todos os municípios da região estão unidos em torno do pleito, segundo o deputado estadual Carlos Búrigo (MDB). “São mais de 1 milhão de pessoas. Queremos que os jovens, instruídos na inovação e na tecnologia, possam ficar na região e contribuir com uma economia forte”, afirmou.

A estudante Sibelle Ramos Testolin, do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, falou em nome dos alunos presentes. Destacou o papel do ensino, da pesquisa e da extensão, na capacitação e na produção de conhecimento, no âmbito universitário público federal.