Uma frente parlamentar, formada por cerca de 20 vereadores de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira, Antônio Prado, Flores da Cunha e Nova Roma do Sul, irá promover um encontro, nesta quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Farroupilha, às 15h30min, para debater o plano de concessões das rodovias gaúchas.
Conforme Juliano Baumgarten, vereador de Farroupilha, o movimento é apartidário e visa debater o modelo de pedagiamento que está sendo proposto pelo Governo do Rio Grande do Sul. Ele comentou sobre como será a atuação da Frente Parlamentar.
“Ela será suprapartidária e vai buscar reduzir e amenizar os impactos causados pelos pedágios. Vamos tentar diminuir a tarifa, buscar o interesse público, discutir mais o tema, quais são as obras, quais obras que a comunidade quer, qual que é o cronograma a garantia que elas irão acontecer e aumentar, acima de tudo, a discussão sobre as concessões, pois se trata de trinta anos. Então mais uma vez nós população iremos pagar a conta. Após a reunião, vamos formalizar e definir a meta de trabalho. Estaremos avançando em mais municípios para buscar apoio e estaremos indo ao Governo do Estado para cobrar diálogo e ações” disse.
O encontro ocorre no mesmo dia em que uma nova Audiência Pública sobre o tema será feita, a noite, no Salão da Igreja São Vicente Mártir, também em Farroupilha, às 19h, com a presença do do Secretário de Parcerias e Concessões do Estado, Leonardo Busatto e sua equipe. Também serão convidados para a mesa representantes do COREDE Serra, CICs Serra, AMESNE, Deputados Estaduais da Região e da Frente Parlamentar Regional dos Pedágios.