Oportunizada pela Comissão de Infraestrutura e Bem Estar Social da Câmara de Vereadores de Farroupilha, aconteceu na última semana um encontro entre Poderes Públicos, RGE e entidades de classe para tratar das condições de cabeamento nos postes centrais da cidade.
Tendo em vista o acúmulo de cabos, em sua maioria de fibra ótica, ocupando os postes de energia e causando uma poluição visual no município, o grupo prepara-se para uma força tarefa com foco no alinhamento de fios e na retirada de cabeamentos clandestinos.
O presidente da camissão, Gilberto do Amarente, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM como o trabalho deve ser feito, que deve ter inicío ao longo de seis quadras da Julio de Castilhos, no centro da cidade. Ele também diz que o trabalho servirá como uma forma de ajudar a alavancar o turismo.
“Será a retirada e o alinhamto dos fios. Nessas seis quadras será feito com o apoio do Executivo, já que o problema é de todos. Inclusive do turismo, onde todos investem, fazem uma repaginação, para que tudo fique bonito. A prefeitura investe nas decorações de Natal, de Páscoa, e temos esse ponto que acaba distorcenndo de tudo isso. Então, queremos dar um alinhamento com o que vem sendo feito na cidade”, disse.
A ação está amparada em uma lei municipal que obriga a responsável pelos postes a realizar o seu ajustamento, permitindo-a notificar as empresas de telecomunicações que também utilizam o poste sobre o excedente de fios nas vias públicas.
Os trabalhos devem ocorrer no mês de junho, após as empresas serem notificadas pela RGE. Os horário serão definidos pelo Sindilojas e CDL, uma vez que a operação causará transtornos aos moradores e lojistas da via. Ao Executivo Municipal, caberá o recolhimento dos cabos retirados e a sinalização de segurança no local durante o serviço.