Tecnologia

Foguete Vulcan Centaur está rumo à Lua e levando cinzas de atores de Star Trek

Foguete Vulcan Centaur - Foto: Divulgação

Na madrugada desta segunda-feira (8), as cinzas do criador e de atores da série Star Trek foram enviadas ao espaço a bordo do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA). O lançamento ocorreu no Complexo de Lançamento Espacial 41, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 3h49 (horário de Brasília).

A missão do foguete Vulcan Centaur é a primeira dos Estados Unidos em 50 anos para pousar na Lua. Ela conta com diversas cargas científicas, como instrumentos enviados pela Nasa para estudar a composição da superfície lunar e de sinais de radiação. Entre as cargas mais controversas da missão estão as cinzas de Gene Roddenberry, criador de Star Trek; , sua esposa e também atriz da série; e James Doohan, que interpretou o engenheiro Scotty. As cinzas foram enviadas pela empresa Celestis, que oferece serviços de enterro espacial.

Foguete Vulcan Centaur - Foto: Divulgação
James Doohan – Foto: Divulgação

O preço de um funeral espacial varia de acordo com a empresa e o serviço escolhido. A Celestis, por exemplo, cobra a partir de US$ 13 mil (cerca de R$ 64 mil) para enviar as cinzas em órbita baixa da Terra. Além das cinzas dos criadores e atores de “Star Trek”, o foguete Vulcan Centaur também levou ao espaço material genético de 270 pessoas, incluindo DNA dos ex-presidentes americanos George Washington, Dwight Eisenhower e John Kennedy.

Foguete Vulcan Centaur - Foto: Divulgação

Foguete Vulcan Centaur gera protestos

Os Indígenas Navarros, dos Estados Unido, protestaram contra a missão do foguete Vulcan Centaur pedindo o cancelamento do lançamento das cinzas humanas na Lua, sob alegação de que o satélite é um lugar sagrado, e o procedimento seria uma ofença contra a tradição e a religião deles. Buu Nygren, representante dos Navarros, explica: “A sacralidade da Lua está profundamente arraigada na espiritualidade e na herança de muitas culturas indígenas, incluindo a nossa. Colocar restos mortais humanos na Lua é uma profanação deste corpo celeste reverenciado pelo nosso povo.”

Clique  aqui para mais notícias