A Prefeitura de Farroupilha executou na tarde da última terça-feira (1º), uma varredura no entorno do Arroio Medianeira, bem como fez o mapeamento do local e vistorias em diversas empresas que geram efluentes líquidos e estão instaladas nas imediações. A vistoria foi feita através do Setor de Fiscalização Ambiental e da Equipe Técnica da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.
Destaca-se que a coloração avermelhada encontrada no Arroio Medianeira provém da rede pluvial do município (esgotamento das águas das chuvas) e, por este motivo, fica difícil a identificação exata da empresa e do local de lançamento desse efluente. Importante ressaltar que o Arroio Medianera é um dos riachos que abastecem a rede de captação de águas da Barragem da Julieta, local onde a água é tratada para consumo dos cidadãos farroupilhenses.
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente informa ainda que qualquer denúncia com relação a casos de situações de efetivos ou potenciais danos ambientais pode ser realizada diretamente pela Ouvidoria do Município, através do telefone (54) 9 8404-5537, e garante o total sigilo das informações recebidas.
Com base nisso, as Equipes Técnicas e de Fiscalização continuam realizando vistorias com objetivo de identificar e multar o autor da contaminação do Arroio Medianeira, garantindo a preservação do meio ambiente, que é um direito de toda população de Farroupilha.