
A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Caxias do Sul, com apoio operacional de DRACO de Caxias do Sul e da 11ª Delegacia de Porto Alegre, realizou na manhã desta terça-feira (18), o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades de Caxias do Sul e Porto Alegre, referentes à investigação policial que visa apurar as práticas dos delitos de estelionatos e associação criminosa através de uma financeira, na ocasião, situada na Rua Garibaldi, no centro de Caxias do Sul.
Segundo apontam as apurações preliminares, entre os anos de 2020 e 2023, duas investigadas eram responsáveis pelo contato direto com as vítimas e utilizavam a aparência de legalidade proporcionada pela pessoa jurídica (financeira) para a prática de estelionatos caracterizados pela renegociação fraudulenta de dívidas, bem como se valiam de contas bancárias próprias, da financeira e da titular da referida empresa para o direcionamento dos recursos financeiros obtidos.
11 vítimas da financeira
Na primeira fase do inquérito foram identificadas onze vítimas, nove delas idosos. Indica-se, ainda, na referida investigação que foram deferidas cautelares penais de busca, quebras de sigilo e medidas alternativas à prisão, sendo indeferidos a reclusão das investigadas.
Foram apreendidos na citada ação policial telefones celulares, computador e documentação bancária, os quais serão analisados. As investigações permanecem em trâmite visando o completo esclarecimento dos fatos e a possível identificação de outras vítimas.