O fim do período de férias e a chegada antecipada do frio neste ano ajudaram a recuperar as vendas no comércio caxiense. As comercializações em abril tiveram um aumento de 4,47% em relação ao mês anterior, depois de um primeiro trimestre com índices negativos no comparativo mensal. Assim, o segundo trimestre de 2022 iniciou com outro dado ainda mais positivo, que é o incremento de 16,56% frente ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a abril, o crescimento é de 7,90%.
As informações do Termômetro de Vendas da CDL Caxias foram divulgadas na tarde desta terça-feira (31), em coletiva de imprensa da entidade e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
O assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, afirma que, como já era previsto, a chegada de datas comemorativas, como a Páscoa, somada às temperaturas mais baixas e encerramento das férias, fizeram com que o primeiro mês do segundo trimestre mostrasse recuperação dos números.
“Temos que destacar o crescimento na comparação com abril de 2021, que foi um período de grande impacto para o comércio da cidade. Os resultados dos acumulados do ano também estão apresentando tendência positiva e a expectativa é que 2022 termine com estes indicadores com resultados ainda mais expressivos”, projeta.
Ness destaca que é preciso, entretanto, atenção quanto à manutenção das medidas para o controle da inflação e da retomada do emprego formal e as movimentações no cenário eleitoral. O economista também cita os acontecimentos no cenário macroeconômico internacional como influenciadores dos índices do comércio.
“São fatores que devem ser observados mês a mês, pois cada um deles deve interferir nos resultados da nossa economia local. Essa interferência pode ser tanto positiva, consolidando a retomada no varejo caxiense, ou ainda de forma negativa, freando esse crescimento”, resume.
O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, dá ênfase às datas comemorativas como fundamentais para a retomada do comércio. Ele lembra que o movimento nas vendas para o Dia das Mães foi 20% maior e com tíquete médio de 14,2% acima do que havia sido mencionado na pesquisa de intenção de compras da entidade.
“São movimentos que sinalizam para uma aceleração desta retomada ao longo do ano. Estamos percebendo uma redução dos efeitos da pandemia, em que pese ainda observarmos algumas dificuldades em diferentes setores, como podemos constatar nos ramos mole e duro”, explicou.
Desempenho dos ramos duro e mole
No ramo duro, a variação entre abril e março de 2022 registrou aumento de 6,18%. O desempenho positivo foi nos segmentos de Automóveis, Caminhões e Autopeças novos, com 10,60%; Informática e Telefonia, com 10,11%; e Implementos Agrícolas, com 0,54%.
Já os setores que tiveram resultado negativo em abril foram Óticas, Joalherias e Relojoarias, com -0,37%; Materiais Elétricos, com -0,41%; Eletrodomésticos, Móveis e Bazar, com -0,41%; e Material de Construção, com -4,14%.
No ramo mole, a variação entre abril e março de 2022 foi de -1,92%. O desempenho ficou positivo para o segmento de Vestuário, Calçados e Tecidos, com 3,45%. Os resultados negativos ficaram para os Produtos Químicos, com -0,41%; Farmácias, com -6,78%; e Livraria, Papelaria e Brinquedos, com -7,59.
*Fonte CDL