Caxias do Sul

Fiesporte tem 45 interessados para realização de projetos em 2018

Reunião para apresentação da documentação inicial ocorreu nesta terça-feira (Foto: Mateus Argenta/Divulgação)
Reunião para apresentação da documentação inicial ocorreu nesta terça-feira (Foto: Mateus Argenta/Divulgação)

A prefeitura de Caxias do Sul recebeu nesta terça-feira, dia 20, a inscrição dos interessados em apresentar projetos para o Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte). Ao todo, 45 entidades entregaram propostas para concorrer ao fomento. Neste ano, a seleção do Fiesporte é realizada por meio da Central de Licitações. Segundo o município, o objetivo de proporcionar maior transparência ao processo.

Reunião para apresentação da documentação inicial ocorreu nesta terça-feira (Foto: Mateus Argenta/Divulgação)

Neste primeiro momento, os candidatos entregaram dois envelopes: um com a documentação necessária e, outro, com a proposta técnica do projeto. Uma comissão formada por servidores da Cenlic e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e por dois representantes das entidades, escolhidos em comum acordo entre os participantes, registraram a entrega e abriram apenas o envelope referente à documentação. Os demais, com as propostas, foram lacrados e só serão abertos em etapas posteriores do processo.

Agora, os documentos entregues serão analisados pela Central de Licitações para ver se as entidades poderão ser habilitadas para participar da seleção de projetos e programas para o Fiesporte. A previsão é que essa análise seja concluída até o final da próxima semana. Após, abre-se o período de cinco dias úteis para recursos. Depois de encerrada essa etapa, a Cenlic marca uma nova data para abrir o segundo envelope somente dos interessados que foram considerados habilitados a continuar participando do certame.

Só depois disso, as propostas técnicas vão para estudo de uma Comissão de Avaliação da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e, se for o caso, para posterior aprovação do Município. Em 2017, apenas 26 dos 103 projetos inscritos foram contemplados com o recurso da prefeitura. A verba prevista inicialmente era de R$ 3,5 milhões, mas apenas pouco mais de R$ 600 mil foram investidos no projeto.