Caxias do Sul

Festa da Uva anuncia retirada do uso do termo ‘polentaço’

Decisão decorre de notificação de entidade de Monte Belo do Sul, detentora do registro da marca, que nomeia um dos principais eventos do município

Festa da Uva anunciada retirada do uso do termo ‘polentaço’. (Janaína Silva / Divulgação)
Festa da Uva anunciada retirada do uso do termo ‘polentaço’. (Janaína Silva / Divulgação)

Em nota assinada pelo presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, foi anunciada a “retirada de toda e qualquer menção ao Polentaço e redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva”. A decisão foi comunicada na tarde desta terça, dia 27, por meio da assessoria de comunicação do evento (confira íntegra abaixo).

No mesmo material, o presidente informa que será dado retorno oficial à notificação recebida do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, que emitiu o comunicado na terça dia 20, recebido pela Festa da Uva na quarta, 21. No documento, a entidade informa que possui o registro da marca Polentaço desde 2007 (com validade até 2027) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para designação de um dos principais eventos do município, iniciado em 1996 e que agora em maio de 2024 terá sua 12ª edição.

O ‘polentaço’ da Festa da Uva, com a produção e distribuição de 700 kg do alimento, fez parte da programação oficial no sábado, dia 24. Na nota, Bertotto assinala que a Secretaria de Turismo de Monte Belo do Sul foi procurada para promover a iniciativa em parceria. “Porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca”. Por fim, o presidente salienta que a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé “com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana”.

Na notificação, o Centro de Tradições Italianas solicitara um posicionamento da Festa da Uva em 48 horas, prazo que se encerrou na sexta ao final da manhã. A diretoria da entidade informou ontem que estudaria o ingresso ou não de ação judicial contra a Festa da Uva – o que não deverá mais ocorrer a partir da retirada do uso da marca pela Festa da Uva.

Confira a nota na íntegra: festa

A Festa Nacional da Uva informa que utilizou a palavra Polentaço ao designar a iniciativa de produção de 700 Kg de polenta no último sábado (24 de fevereiro), não fazendo uso de qualquer logomarca relacionada ao “Polentaço”.

Todavia, está sendo retirada toda e qualquer menção ao Polentaço em redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva. Ressalta-se que não houve, em nenhum momento, a intenção de uso indevido da palavra Polentaço. Além disso, a Festa Nacional da Uva se manifesta por meio desta nota, e dará retorno oficial à notificação recebida.

Vale ressaltar que a Festa Nacional da Uva buscou a Secretaria Municipal de Turismo do município de Monte Belo do Sul para promover a iniciativa em parceria, no evento em Caxias do Sul, porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca. Além da iniciativa em buscar a realização conjunta, a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana.

A Festa Nacional da Uva reitera o respeito e admiração ao “Polentaço” e ao Município de Monte Belo do Sul, reiterando a disposição para futuras parcerias.

Fernando Bertotto
Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Nacional da Uva