A Feira Folclórica no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás ocorre neste sábado (20), das 13h30 às 19h30. O evento tem como propósito valorizar as matrizes culturais que são passadas de geração para geração e suas diversidades.
A Feira apresenta uma programação diversificada. Haverá feira de artesanato, comidas típicas e fazeres folclóricos, contando com cerca de 40 expositores. A abertura fica por conta dos Tropeiros do Divino, grupo musical da Festa do Divino Espírito Santo, de Criúva. Às 14h, acontece a matinê com a exibição do filme “Fábulas do Sul”, e na sequência, um bate-papo com o elenco, na Sala de Cinema Ulysses Geremia.
A atriz Jacqueline Aires será a mestre de cerimônias do evento, que está recheado de atrações, e segue a partir das 15h, com apresentações, entre elas: Esquetes inspiradas no livro “Misterioso Sul”, de Helô Bacichette, além de músicas gaúchas com João Pedro Teixeira e Juvenal Teixeira e também a presença do “Sanguanel” sob a performance de Arielson Colombo.
Seguindo com a programação, a feira traz a magia da dança flamenca com Uilian Maciel e Karime Domit. Já o Coral São Braz chega entoando o seu canto representando a cultura italiana. Haverá ainda, dança cigana com o Grupo Essência Cigana, e cantigas de viola com os Violeiros da Serra Gaúcha.
O Centro de Tradições Gaúchas Paixão Côrtes também marca presença no evento com o seu grupo de dança. A Feira segue repleta de música, trazendo o grupo Folhas de Jurema que apresenta ritmos brasileiros com percussão e dança. Para fazer o encerramento das atrações, a Banda Tropicanos realiza a sua apresentação no palco do Zarabatana.
Integrando a programação da Feira Folclórica, acontecerá uma visitação ao Ponto de Cultura Casa das Etnias, para a exposição permanente Toc! Toc! Abra a Porta… As Etnias Na História de Caxias do Sul – Suas Marcas e Memórias.
*Fonte SMC
Centro de Cultura do Ordovás