Com o Dia dos Pais de 2022 no radar do varejo, a Fecomércio-RS avalia o cenário em que a data se aproxima e ressalta os pontos a serem observados para os lojistas estarem preparados para otimizar as vendas. Considerada uma das datas importantes do setor, figurando depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais costuma movimentar segmentos específicos, com tickets médios significativos, em que se destacam Varejo de Vestuário e Calçados, bem como Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação e Varejo Alimentício Especializado (chocolates e vinhos). Além disso, Supermercados e Farmácias também sentem efeitos positivos da data.
A expectativa da entidade para as vendas é de um volume levemente superior ao do Dia dos Pais do ano passado nos segmentos mais impactados, com avanço na receita nominal impulsionada pela elevação dos preços. De acordo com avaliação, se por um lado a maior mobilidade das pessoas e a recuperação robusta do mercado de trabalho contam a favor, por outro lado a inflação elevada e os juros mais altos se impõem como inibidores relevantes do consumo. Ainda, o contexto dos recentes impulsos fiscais, assim como as reduções de ICMS em itens que podem conferir mais espaço no orçamento das famílias, são fatores que também podem contribuir positivamente para as vendas.
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Apesar do movimento esperado para a data, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, reforça a importância de estar preparado diante do cenário desafiador: “Em tempos de inflação e juros elevados, alto nível de endividamento das famílias e comportamento cauteloso do consumidor, é ainda mais importante entender a situação do público-alvo de cada negócio para buscar soluções direcionadas aos clientes, com atenção ao mix de produtos e às condições que podem ser ofertadas, tendo a comunicação e o bom atendimento, sempre, como guias – seja no ponto físico ou no on-line”.
Diante desse cenário, a Fecomércio-RS elencou dicas para os lojistas que podem incrementar as vendas. São elas:
- Capriche nas vitrines e no seu feed (faça com que suas redes sociais estejam alinhadas com a data);
- Ajude seu consumidor na compra: sugira presentes e monte kits para todos os orçamentos;
- Se o seu negócio tem preços competitivos, anuncie! Em tempos de inflação elevada, preços baixos são diferenciais relevantes;
- Inspire-se nas boas práticas dos concorrentes;
- Não perca uma venda por falta de alternativas de meios de pagamento. O PIX é uma alternativa barata e segura;
- Parcelar uma compra para o cliente somente vale a pena quando garantir a venda e se for sustentável para seu fluxo de caixa.