Iniciada em 17 de outubro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 foi concluída neste mês de julho, com a a entrega do documento final a Dom José Gislon, que fará o encaminhamento à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável por reunir as sínteses de todas as dioceses brasileiras e enviar à etapa continental.
A fase local foi composta por perguntas que a população deveria responder, estas com a intenção de saber o que a igreja representa para os fiéis atualmente, qual a missão da igreja católica. A equipe do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas e o coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, fizeram o trabalho de síntese de todas estas respostas. Padre Paulo destacou os principais pontos que foram citados pela população.
- Importância de celebrarmos, a oração não só a pessoal mas a oração comunitária
- Dimensão dos conselhos de participação nas comunidades e paróquias, momentos que podem se dar opinião e escutar os demais movimentos
- Dimensão de cuidado com a formação, não só dos padres, dos diáconos, formação permanente dos leigos e leigas
- Mulher precisa ter mais protagonismo nos ambientes de decisão
- Aspecto da casa comun: Dimensão do cuidado com o bem comun, superar aos poucos, lutar contra os desejos pessoais e sim tem que ser os interesses da igreja
Padre Paulo destacou que o documento de 10 páginas, alcançou as espectativas em partes. De outra parte segue caminhando, pois o caminho sinodal da igreja, de escutar a sua população de fiéis ainda segue caminhando. Nodari reforçou que a igreja católica de Caxias do Sul já vem promovendo algumas ações para permitir essa sinalidade, uma delas é a Escola de Comunicadores. Uma formação para aquelas pessoas que comunicam em suas comunidades. O objetivo é que elas compreendam o que a igreja deseja e possam informar os fiéis.
A síntese será divulgada no site da Diocese assim que as demais dioceses do estado façam a suas entregas. O sínodo de realizará em outubro de 2023, com a presença do Papa Francisco, dos bispos e pessoas convidadas.
Confira a entrevista completa: