Comportamento

Farmácia Solidária é reinaugurada na área central de Flores da Cunha

Novo espaço está localizado próximo ao Centro de Saúde

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A tarde desta quarta-feira, dia 14, foi marcada pela reinauguração da Farmácia Solidária. A partir de hoje, o serviço passou a atender em novo endereço: na Rua Frei Eugênio, nº 2150, no bairro Centro, próximo ao Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

A reabertura da Solidare contou com a presença do prefeito, César Ulian, do vice-prefeito, Marcio Rech, da secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alcides José Fontana, do frei Bruno da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de vereadores, secretários e servidores municipais.

Conforme o prefeito, César Ulian, trazer a farmácia para a área central era uma demanda antiga da comunidade. “Queremos dar mais visibilidade a este projeto tão bonito e tão bem conduzido em nosso município”, ressalta.

Para a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, a Farmácia Solidária representa a união de esforços em prol do bem comum. “Gratidão a todos que somam forças para a continuidade deste projeto de extrema relevância social. Estamos juntos para melhor atender os nossos munícipes”, destaca Jane.

O atendimento da Farmácia Solidária ocorre sempre às quartas-feiras, das 13h30min às 16h30min. A responsável pelo serviço é a farmacêutica Sara Cardoso Boscato.

Saiba mais sobre a Farmácia Solidária

A Solidare repassa à comunidade medicamentos provenientes de doações da população, que são disponibilizados de forma gratuita. Qualquer pessoa pode fazer o uso do serviço. Para retirar, é preciso apresentar documento de identificação, cartão SUS e receituário médico ou odontológico válido.

Todos os tipos de remédio podem ser doados nos pontos de coleta localizados nas Unidades Básicas de Saúde. As doações recebidas passam pelo processo de triagem, onde a equipe da farmácia, sob responsabilidade da farmacêutica, separa os medicamentos em condições próprias de serem repassados ao público.

A Solidare visa evitar a automedicação e garantir o descarte correto e seguro dos medicamentos que não estão mais em condições de uso. O projeto foi instituído por meio da Lei nº 15.339, de 2 de outubro de 2019.