Caxias do Sul

Familiares de jovem morto pela Guarda Municipal realizaram protesto no centro de Caxias do Sul

Fotos: Fábio Carnesella
Fotos: Fábio Carnesella

Familiares e amigos de Matheus da Silva dos Santos, 21 anos, que foi morto com um tiro na cabeça após disparos realizados  pela Guarda Municipal durante uma perseguição de trânsito no dia 6 de junho de 2021, realizaram um protesto pedindo justiça na tarde deste sábado, dia 9, na Praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul.

Os manifestantes trancaram o trânsito da rua Sinimbu, na esquina com a rua Dr. Montaury, das 14h30 as 16h, passando somente os ônibus do transporte coletivo no corredor específico.  Com diversos cartazes os parentes da vítima chamaram atenção para os mistérios da investigação, que ainda não foi concluída, e questionaram os motivos da família não receber informações sobre o caso por parte da Polícia Civil.

Segundo a irmã de Matheus, Milena Brito, a família nunca foi chamada na delegacia para prestar depoimento. Ela também destacou que quando ele morreu os parentes souberam do caso por terceiros, e foram impedidos de ver o corpo no IML.

“Foi um desrespeito total com a nossa família, faz 4 meses que meu irmão foi morto e o inquérito ainda não foi concluído, eu sei que por lei tem um prazo e esse prazo não foi obedecido. A gente quer justiça, que a justiça seja feita e os culpados cobrados, porque a gente escuta boatos que os guardas municipais serão isentados de qualquer culpa. Meu irmão não era criminoso, ele apenas estava sem carteira de habilitação no dia, e ficou com medo de ter o carro recolhido pelos agentes da guarda municipal”. 

A família já tem dois advogados criminalistas, mas é necessário aguardar a conclusão do inquérito para que possam iniciar os trabalhos de defesa e acusação. Durante a manifestação foi registrado um grande congestionamento na área central de Caxias do Sul. Apesar dessa situação nenhuma autoridade de segurança esteve presente no ato para controlar o trânsito.

Confira o depoimento da irmã da vítima ao Portal Leouve